quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Fatos da nossa história. - 2009

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Escola Municipal João Medeiros Calmon.
Projeto: Fatos da nossa história.
Turma: 3ª série A.
Profª Lucinda.



OBJETIVO GERAL
Diante de diversos tipos de documentos, resgatar fatos da nossa história e da história
de nossas vidas.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Reunir fatos da nossa história.
* Identificar os tipos de documentos que fazem parte da nossa história.
* Resgatar diversos tipos de objetos, brinquedos, roupas e fotos antigas.


JUSTIFICATIVA
Nem tudo o que acontece na nossa história e na história da nossa família nós conseguimos saber e lembrar. Muitos fatos só são conhecidos por meios de documentos, que podem ser: escritos oficiais,escritos pessoais, iconográficos, orais e materiais.
Paulo Freire comenta:
Não sou apenas objeto da história mas seu sujeito igualmente.
No mundo da história, da cultura, da política, constato não para
Me adaptar, mas para mudar. Paulo Freire ( apud Mendes,2008).

O historiador converte a história vivida em história contada. Os alunos fizeram o papel de historiador resgatando a história da sua família.


DESENVOLVIMENTO
* Texto informativo;
* Atividades diversas;
* Reunir documentos, fotos e objetos antigos;


METODOLOGIA
Com diversas atividades e leituras coletivas em sala, apresentar aos alunos diversos tipos de documentos como: escritos oficiais, escritos pessoais, iconográficos, orais e matérias. Destacar a importância de cada um na nossa história.
Dividir a turma em cinco grupos, sendo que cada grupo apresentará um tipo de documento. A apresentação do trabalho será feita para todos os alunos da escola.

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados de acordo com a sua participação e interesse pelas atividades propostas.





ESTADO DE MATO GROSSO
PREFEITURA MUNICIPAL DE COMODORO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES
Comodoro Para todos


PROJETO
FATOS DA NOSSA HISTÓRIA

Comodoro/MT-2009

ESTADO DE MATO GROSSO
PREFEITURA MUNICIPAL DE COMODORO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES
Comodoro Para todos



PROJETO
FATOS DA NOSSA HISTÓRIA


Projeto desenvolvido pela Professora Lucinda Vieira de Oliveira com os alunos da 3ª serie “A” do Ensino Fundamental de 8 anos na EM João Medeiros Calmon


Comodoro/MT-2009
Por Professora Katya Barros

TEAR EM PREGOS - 2009

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Escola Municipal João Medeiros Calmon.
Projeto: Tear em pregos.
Turma: 3ª série A.
Profª Lucinda.


OBJETIVO GERAL:
Levar os alunos a desenvolver a coordenação motora, a concentração e aprimorar as suas habilidades artísticas.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Desenvolver a concentração, a criatividade e a coordenação motora.
* Identificar as habilidades de cada um.
* Resgatar o artesanato tear em pregos.


JUSTIFICATIVA:
A criança traz com ela suas habilidades pessoais e o trabalho de tear em pregos pode ser considerado a fase inicial a qualquer habilidade, pois se inicia num processo de produção.
Este projeto é de grande valia também com os alunos de educação especial, pela possibilidade do desenvolvimento da concentração, coordenação motora e a criatividade.


DESENVOLVIMENTO:
* Produção de textos;
* Tear em quadros com pregos.
* Desenvolve atividades com figuras geométricas, comprimento, centímetros.


METODOLOGIA:

O projeto “ tear em pregos” será desenvolvido iniciando o tear em quadros com pregos, após o trançar da linha entre os pregos, amarrar ponto a ponto até finalizar a última carreira. Tirar a toalhinha do quadro para dar o acabamento final que é aparar as pontas das linhas em tamanhos iguais.
Após este trabalho os alunos irão desenvolver uma produção de texto, descrevendo passo a passo este trabalho, desde medir os tamanhos dos quadros, à distância entre os pregos e também a figura geométrica que representa cada quadro.
Ao término do trabalho os alunos irão expor suas produções para que todos conheçam seus trabalhos desenvolvidos.

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados de acordo com a sua participação e interesse pelas atividades propostas.



ESTADO DE MATO GROSSO
PREFEITURA MUNICIPAL DE COMODORO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES
Comodoro Para todos


PROJETO
TEAR EM PREGOS
Codoro/MT-2009

ESTADO DE MATO GROSSO
PREFEITURA MUNICIPAL DE COMODORO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES
Comodoro Para todos



PROJETO
TEAR EM PREGOS

Projeto desenvolvido pela Professora Lucinda Vieira de Oliveira com os alunos da 3ª serie “A” do Ensino Fundamental de 8 anos na EM João Medeiros Calmon

Comodoro/MT-2009

Por Professora Katya Barros

Boa Convivência - 2009

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Escola Municipal João Medeiros Calmon.
Projeto: Boa convivência.
Turma: 3ª série A.
Pofª Lucinda


Objetivo geral:
Destacar a importância das regras em nossas vidas para uma boa convivência social.


Objetivos específicos:
* Destacar a importância da harmonia entre os alunos em sala de aula;
* discutir a importância dos acordos estabelecidos coletivamente para termos
Uma boa convivência na escola;
* Proporcionar o desenvolvimento de valores como: respeito, ética, amizade e honestidade
Entre as pessoas;
* Sensibilizar os alunos da necessidade de termos um bom convívio com os colegas e funcionários da escola.


Justificativa:
Este projeto valoriza a existência de regras para uma boa convivência social.
Com intuito de conscientizar a importância das regras para que haja uma boa
Convivência entre as pessoas nas quais elas convivem. Respeitar as diferenças
E dificuldades de cada um dos nossos colegas e não criticá-las.


Desenvolvimento:
* Conversa informal;
* Textos diversos;
* Poemas;
* Poesias;
* Recortes e colagens de figuras que representam boa convivência;
* Músicas


Metodologia:
O projeto “Boa convivência” inicia-se com leituras coletivas de regras de boa convivência,
Destacando a importância de cada uma delas. Leituras de poemas e poesias que dizem como ter uma boa convivência.



Por Professora Katya Barros

CONHECENDO E DESCOBRINDO O CORPO HUMANO -2009

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CONHECENDO E DESCOBRINDO O CORPO HUMANO

Comodoro-MT
2009

CONHECENDO E DESCOBRINDO O CORPO HUMANO


Projeto elaborado a fim de contemplar as necessidades de uma educação infantil de qualidade, voltada para o desenvolvimento integral do educando, com aulas de ciências e meio ambiente criativas, onde serão trabalhados os conteúdos relacionados ao Corpo Humano, conforme proposto na Disciplina de Ciências Naturais, pela ULBRA – Universidade Luterana do Brasil.

Comodoro-MT
2009
1. INTRODUÇÃO


O corpo humano é uma estrutura total e material do organismo humano, é um sistema complexo que desde o nascimento estamos aprendendo a conhecer e descobrir, por isso é um tema motivador para ser trabalhado em sala na Educação Infantil.
Através desse tema podemos envolver a geografia, história, meio ambiente, higiene, vida social, língua portuguesa, artes e matemática, enfim um projeto interdisciplinar e também transdisciplinar, onde pode-se partir de um todo conhecido (nosso corpo) e fragmentá-lo em diversas partes para melhor se fazer entender.


2. DELIMITAÇÃO DO TEMA


O presente projeto, esta voltado para a Educação Infantil, especificamente para as salas de 5 anos, de forma interdisciplinar e transdisciplinar, pelo período de um semestre letivo, na Escola Municipal João Medeiros Calmon, no município de Comodoro-MT.


2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA


Porque os alunos tem tanta dificuldade em conhecer e entender o corpo humano e seus sistemas?


3. HIPÓTESES


ü Os professores da educação infantil são despreparados para o trabalho com o corpo humano em sala de aula;
ü Os professores da educação infantil não receberam uma formação acadêmica voltada para o ensino das ciências em sala de aula;



4. JUSTIFICATIVA



Conhecer nosso corpo para entender todos os cuidados necessários para ter uma vida saudável e prazerosa.
A importante relação de nós com nosso entorno, meio ambiente e relação social que igualmente contribuem para nossa vida ser agradável juntamente com a dos outros.
O entendimento da necessidade de cada parte de nosso corpo estar funcionando bem para o corpo todo se sentir bem, analogamente comparando o indivíduo com a sociedade, assim construindo uma consciência social desde pequeno.


5. OBJETIVOS


5.1 Gerais

Trabalhar com os alunos da Educação infantil o corpo humano para que todos tenham consciência desde pequenos o quanto essa maquina é importante para nós e que deve sempre ser muito bem cuidado.


5.2 Específicos

Aprender sobre o corpo humano;
Higiene;
Saúde;
Vida social;
Elaborar pequenos textos escritos ou desenhados;
Aprender a lidar com as informações;
Valorizar os sentimentos afetivos e cultivar a sensibilidade.

História
· Fazer recortes e selecionar alguns aspectos considerados mais relevantes, tendo em vista os problemas locais e/ou contemporâneos;
· Identificação de transformações e permanências nas vivências culturais (materiais e artísticas) da coletividade no tempo: o diferentes tipos de habitações antigas que ainda existem, observações de mudanças no espaço, como reformas de prédios, construções de estradas, pontes, viadutos, diferenciação entre produtos manufaturados e industrializados, mecanização da agricultura, ampliação dos meios de comunicação de massa, sobrevivência de profissões artesanais (ferreiros, costureiras, sapateiros, oleiros, seleiros), mudanças e permanências de instrumentos de trabalho, manifestações artísticas, mudanças nas vestimentas, sistema de abastecimento de alimentos, técnicas de construção de casas e suas divisões de trabalho, as músicas e danças de antigamente, as formas de lazer de outros tempos.

Geografia
· observação e descrição de diferentes formas através das quais natureza se apresenta na paisagem local: nas construções e moradias, na distribuição da população, na organização dos bairros, nos modos de vida, nas formas de lazer, nas artes plásticas;
· identificação de motivos e técnicas através dos quais sua coletividade e a sociedade de forma geral transforma a natureza: através do trabalho, da tecnologia, da cultura e da política, no passado e no presente;
· caracterização da paisagem local: suas origens e organização, as manifestações da natureza em seus aspectos biofísicos, as transformações sofridas ao longo do tempo;
· conhecimento das relações entre as pessoas e o lugar: as condições de vida, as histórias, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem;
· identificação da situação ambiental da sua localidade: proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde;
· produção de mapas ou roteiros simples considerando características da linguagem cartográfica como as relações de distância e direção e o sistema de cores e legendas;
· valorização de formas não predatórias de exploração, transformação e uso dos recursos naturais;
· organização, com auxílio do professor, de suas pesquisas e das conquistas de seus conhecimentos em obras individuais ou coletivas: textos, exposições, desenhos, dramatizações, entre outras.

Matemática
· formulação de hipóteses, realização de cálculos, coleta, organização e interpretação de dados estatísticos, prática da argumentação, etc.
· contar, localizar, medir, desenhar, representar, jogar e explicar, em função de suas necessidades e interesses.
· resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
· estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
· interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

Língua Portuguesa
· compreender os textos orais e desenhados com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz;
· valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos;
· utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas; elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas, etc.;




6. REFERENCIAL TEÓRICO


A palavra corpo é uma das mais ricas da língua portuguesa. O corpo sempre foi objeto de curiosidade por ser uma engrenagem misteriosa. Esse fato levou com que cada área do conhecimento humano apresentasse possíveis definições para o corpo como seu objeto de estudo.
Platão definiu o homem composto de corpo e alma. A teoria filosófica de Platão baseia-se fundamentamente na cisão entre dois mundos: o inteligível da alma e o sensível do corpo. O pensamento platônico é essencial para a compreensão de toda uma linhagem filosófica que valoriza o mundo inteligível em detrimento do sensível. A alma é detentora da sabedoria e o corpo é a prisão quando a alma é dominada por ele, quando é incapaz de regrar os desejos e as tendências do mundo sensível.
Foucault concebeu o corpo como o lugar de todas as interdições. Todas as regras sociais tendem a construir um corpo pelo aspecto de múltiplas determinações. Já para Lacan, o corpo é o espelho da mente e diz muito sobre nós mesmos. Para Nietzsche, só existe o corpo que somos; o vivido e este é mais surpreendente do que a alma de outrora.
Em Michel de Certeau, encontra-se o corpo como lugar de cristalização de todas as interdições e também o lugar de todas as liberdades. Georges Bataille definiu o corpo como uma coisa vil, submissa e servil tal como uma pedra ou um bocado de madeira.
Para Descartes, pregador do cartesianismo, o corpo enquanto organismo é uma máquina tanto que tem aparelhos, enquanto Espinosa, objetivando desconstruir o dualismo mente/corpo e outras oposições binárias do iluminismo como natureza/cultura, essência/construção social, concebe o corpo como tecido histórico e cultural da biologia.
Para o crítico literário Pardal Mallet, o autor empresta o seu próprio corpo para dar corpo ao seu texto e ao mesmo tempo cria dentro do texto outros corpos de pensonagens que transitam no discurso corporal romanesco, porque o texto também tem o seu corpo.
Júlia Kristeva e Nancy Chodorow, adeptadas da noção de construção social e da subjetividade, o corpo deve ser visto como forma positiva, marcando socialmente o masculino e o feminino. Para estas estudiosas essas categorias ajudam a entender a complexidade do ser humano.
Para Gilles Deleuze, um corpo pode ser controlável, já que a ele pode se atribuir sentidos lógicos. Afirmou este filósofo que somos "máquinas desejantes". Em sua teoria, ao discorrer sobre corpos-linguagem disse que o corpo "é linguagem porque pode ocultar a palavra e encobri-la". Ivaldo Bertazzo, dançarino, é um instrumento de vida. A descrição do corpo é psicomotora não é psíquica, é uma união entre psiquismo e motricidade.
Merleau-Ponty aludiu que o corpo é espelho de outro corpo. Sobre a metamorfose do corpo, Paul Valéry propôs o problema dos três corpos: o próprio corpo; o corpo reflexo, ponto narciso, inflexão que se relaciona com o entorno, do visto, do que vê e o corpo que é justamente os espaços insondáveis, tanto pela visão como pelo tato, função, fisiologia e funcionamento, universo microscópico, líquidos, liquefação.



7. METODOLOGIA


Quanto às técnicas que serão utilizadas para a realização deste estudo:
ü serão utilizados materiais diversificados como pesquisas bibliográficas e documentais, revistas e artigos, tendo em vista o grande acervo de livros, revistas e documentos que abordam o tema suscitado, bem como a pesquisa na Internet;
ü Atividades a serem desenvolvidas:
Atividade
Descrição/objetivos/materiais
1) Construindo nosso corpo com figuras geométricas
· Começar a ver o corpo como partes integradas;
· Identificar as partes com figuras geométricas;
· Montar um corpo humano com essas figuras geométricas.
2) Nossos sentidos
· A importância de cada sentido;
· Brincadeiras como cabra-cega para distinguir a falta da visão e outros sentidos.
3) Os sistemas de nosso corpo.
· CD softwares com todos os sistemas do nosso corpo;
· DVD com todos os sistemas do nosso corpo para assistir;
4) Cuidados como nosso corpo
· Visita a Unidade de Saúde para conhecer a sala de vacinas;
· Atividades impressas contendo Nome, idade, sexo, altura e peso de cada aluno da sala, para análise de gráficos de média.
5) Moradia
· Com o Alfabeto móvel, selecionar palavras com objetos encontrados na cozinha, no quarto, na sala, etc...
· Utilização de maquete (geografia), sobre bairros e localização da escola e das moradias.

6) Brincadeiras
· Utilização de atividades matemáticas para competição em grupo de quem é mais rápido na montagem de um determinado quebra-cabeças sobre as partes do corpo humano. Os resultados podem ser colocados numa tabela na lousa. O quebra cabeças pode ser fabricado em sala pela turminha.
7) Elaborar apresentações explicativas
· Elaborar apresentação com figuras extraídas da internet ou de livros sobre o funcionamento de um determinado sistema do corpo humano.


8. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS


a) A presente pesquisa será realizado na Escola Municipal João Medeiros Calmon no município de Comodoro – MT, que tenham educação infantil, especialmente salas de 5 anos, aulas de ciências e também interdisciplinarmente.

b) A população pesquisada será os alunos das salas de 5 anos da educação infantil da Escola Municipal João Medeiros Calmon de Comodoro-MT.

c) Os dados serão levantados a partir de observações, entrevistas e questionários. As informações resultantes serão tabuladas e organizadas de forma quantitativa e qualitativa, com gráficos de barras e tabelas para avaliar a eficácia do projeto.

d) A avaliação será continua e progressiva de forma a observar e tabular os dados obtidos durante as observações de desenvolvimento do projeto e após sua conclusão.

e) Os conteúdos trabalhados serão:

Conhecimentos e descobertas sobre o corpo Humano
i. A divisão em partes;
ii. Nossos 5 sentidos;
iii. Os sistemas do corpo humano e seus órgãos constituintes;

Cuidados com nosso corpo
i. Higiene;
ii. Alimentação;
iii. Exercícios físicos;
iv. Exercitando nossa mente;
v. Acompanhando nosso desenvolvimento;

Saúde
i. Conhecer as diversas doenças que mais atinge determinada faixa etária e vacinas;
ii. Cuidados com o doente;
iii. Prevenção;

Nossa Casa (meu corpo com segurança para descansar)
i. Como é minha casa;
ii. Como é meu bairro;
iii. Como é minha cidade

Relacionamento e afetividade
i. Minha família;
ii. Meus amigos;
iii. Brincadeiras

Língua escrita: usos e formas;
Algumas situações didáticas fundamentais para a prática de produção de textos;
Tratamento da Informação

f) Recursos Materiais:

Alfabeto móvel;
CDs e DVS corpo humano;
Livros, jornais e Internet para pesquisa;
Enciclopédias;
Mapas corpo humano;
Mapas partes do corpo humano;
Sulfites;
Matérias impressos;
Atividades impressas
Xérox;
Canetas, lápis, apontadores, lápis de cor, canetões, cartolinas e outros....

g) Cronograma


Etapas
Junho/2009
Julho a dezembro/2009
Elaboração do projeto
X

Observação
X

Desenvolvimento

X
Avaliação

X
Tabulação dos dados e apresentação dos resultados

X

9. REFERÊNCIAS


BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. 2. ed. Rio de Janeiro: Secretaria da Educação Fundamental, 2000.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. 2. ed. Rio de Janeiro: Secretaria da Educação Fundamental, 2000.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: história. 2. ed. Rio de Janeiro: Secretaria da Educação Fundamental, 2000.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: português. 2. ed. Rio de Janeiro: Secretaria da Educação Fundamental, 2000.

http://pt.wikipedia.org/


Por Professora Katya Barros

CRONOGRAMA DO 2ª SEMESTRE DE 2009

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CRONOGRAMA E. M. J. M. Calmon
Outubro
DIA
EVENTO
15
Comemoração do dia dos professores e das crianças
17
Festa das Tradições
19
Divulgação para composição do CDCE
20
Eleição e posse do CDCE → Reunião 18h com a comunidade escolar /Prestação de contas do PDDE/ Reunião com entrega do boletim do 3º bimestre
19 a 23
Pedidos de remoção enviar para SEMEC com a justificativa
23
Comemoração do dia dos professores
24
Dia letivo – OBMEP na JMC
29
Assembléia para formação da comissão eleitoral
30
Feriado dia do funcionário
Novembro
9 a 13
Prova Brasil
07
Sábado letivo (preparação para a prova Brasil)
09 a 11
Inscrições dos candidatos a direção das escolas na SEMEC
16 a 27
Rematrícula
17 e 18
Capacitação dos candidatos a direção
18
Projeto da F. C. Com a carga horária de cada um
23 e 24
Divulgação das candidaturas junto a comunidade escolar
27
Apresentação da Proposta de trabalho à comunidade escolar, pelos candidatos à direção
30/11 a
04/12
Matrículas para alunos novos
Dezembro
01
Eleição para escolha de diretores
05
Formação do Pré
07
Apresentação da Proposta coordenação com eleição
07 a 11
Atribuição de aulas
11, 14 e
15
Exame final
12
Formatura da 8.ª série
15 a 18
Entrega de diários
15
Confraternização EJA
18
Posse dos diretores
17
Confraternização (amigo secreto) JMC,

Janeiro/2010

Férias Para todos
Fevereiro/2010
01
Planejamento (todos na escola)
22
Início do ano letivo


Por Professora Katya Barros

“SABERES QUE PRODUZEM SABERES” - 2008

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ESCOLA MUNICIPAL “JOÃO MEDEIROS CALMON”
TURMAS: 2ª E 3ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL


PROJETO SEMESTRAL:
“SABERES QUE PRODUZEM SABERES”



PROFESSORES: ALEXANDRA NOGUEIRA
ALICE MARTINS BORDINHÃO
CLEIDE DE OLIVEIRA SILVA
LUCINDA VIEIRA DE OLIVEIRA
MÁRCIA A. DE ARRUDA GLÓRIA

COMODORO-MT
2008
Tema:
Saberes que Produzem Saberes

Meta:
Que o educando se aproprie de condições necessárias para resolver problemas e promover situações favoráveis para o seu dia-a-dia como cidadão ativo e participativo, ciente de seus direitos e deveres no âmbito social.

Objetivo Geral:
Propor ao educando condições essenciais para que ocorra a aprendizagem, ampliando sua capacidade de resolver problemas, confrontar dados e elaborar estratégias de resoluções nas áreas específicas como na vida cotidiana.

Objetivos Específicos:
ü Estabelecer reflexões sobre os recursos que a língua escrita e oral oferecem para alcançar finalidades formais e informais nos saberes escolares e sociais;

ü Construir o significado do número a partir de seus diferentes usos no cotidiano e no contexto matemático, investigando e explorando situações que envolvam contagem, medidas, funções, códigos e operações;

ü Reconhecer que a humanidade sempre buscou entender os fenômenos da natureza valorizando a dimensão de informações relevantes a conservação do ambiente em que vive, como do planeta;

ü Compreender o espaço como resultado das múltiplas relações entre a sociedade, natureza e perceber-se como sujeito participante deste processo.

Justificativa:
A educação escolar é um dos caminhos que auxilia na construção da cidadania, nos estimulando para o envolvimento no dia-a-dia da sociedade. Movidos por esta certeza e considerando o conhecimento uma prática social, propomos situações de ensino e aprendizagem em que o educando se aproprie dos saberes e reconheça que estes saberes não são produtos de teorias prontas e acabadas, mas um processo de produção que busca compreender a realidade em que vive.
Vale ressaltar, que teremos como prioridade as premissas apontadas pela Unesco como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea: “Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a viver; Aprender a ser”.

Metodologia:
O Projeto “Saberes que Produzem Saberes” será desenvolvido de acordo com as normas propostas no Projeto Pedagógico da Escola Municipal “João Medeiros Calmon” e do Projeto Anual: “Juntos Aprendemos Melhor”. Aplicaremos em sala de aula de forma interdisciplinar, utilizando coreografias, textos variados, pintura, recortes e colagens, produção textual, pesquisas, trabalhos extra-classe, jogos e apresentações mensais.

Cronograma:
Etapas do Projeto
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Elaboração
X




Desenvolvimento
X
X
X
X

Culminância




X


Recursos:
ü Tecnológicos,
ü Bibliográficos;
ü Materiais didáticos e paradidáticos.

Avaliação:
Ocorrerá de forma contínua, sendo observado a participação do educando nas atividades propostas e na realização das mesmas, seguindo as normas vigentes do PP da escola.



Por Professora Katya Barros

PROJETO EROSÃO NO SÃO FRANCISCO - 2008/2009

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PROJETO EROSÃO NO SÃO FRANCISCO

Escola: Escola Municipal João Medeiros Calmon
Profª: Fabrícia Alves Martins
Séries: 5ª A e B
Disciplina: Geografia

Cronograma: O projeto deverá ser desenvolvido em duas aulas na escola João Medeiros Calmon, sendo o público alvo a 5ª Série do Ensino Fundamental.

Objetivos:
· Analisar o processo erosivo in loco;
· mostrar um processo real de erosão ocorrido na cidade onde habitam os alunos;
· perceber as camadas (perfil) do solo;
· observar a importância da vegetação no processo erosivo;
· elencar os problemas do lixo e das ações antrópicas na cidade de Comodoro - MT.

Justificativa: Mostrar in loco, o que os alunos estudam na teoria em sala de aula, no âmbito local (Cidade de Comodoro).

Metodologia:
Trabalho de campo na erosão do São Francisco;
Análise de lixo e camadas do solo;
fotografias do local visitado;
relatório de campo;
debate em sala de aula sobre o assunto.

Atividade final: os alunos deverão elaborar cartazes com fotografias e conteúdos que demonstrem a realidade da erosão no bairro São Francisco, e colocarem expostos nos corredores da escola.


Por Professora Katya Barros