quinta-feira, 22 de outubro de 2009

“SABERES QUE PRODUZEM SABERES” - 2008

ESCOLA MUNICIPAL “JOÃO MEDEIROS CALMON”
TURMAS: 2ª E 3ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL


PROJETO SEMESTRAL:
“SABERES QUE PRODUZEM SABERES”



PROFESSORES: ALEXANDRA NOGUEIRA
ALICE MARTINS BORDINHÃO
CLEIDE DE OLIVEIRA SILVA
LUCINDA VIEIRA DE OLIVEIRA
MÁRCIA A. DE ARRUDA GLÓRIA

COMODORO-MT
2008
Tema:
Saberes que Produzem Saberes

Meta:
Que o educando se aproprie de condições necessárias para resolver problemas e promover situações favoráveis para o seu dia-a-dia como cidadão ativo e participativo, ciente de seus direitos e deveres no âmbito social.

Objetivo Geral:
Propor ao educando condições essenciais para que ocorra a aprendizagem, ampliando sua capacidade de resolver problemas, confrontar dados e elaborar estratégias de resoluções nas áreas específicas como na vida cotidiana.

Objetivos Específicos:
ü Estabelecer reflexões sobre os recursos que a língua escrita e oral oferecem para alcançar finalidades formais e informais nos saberes escolares e sociais;

ü Construir o significado do número a partir de seus diferentes usos no cotidiano e no contexto matemático, investigando e explorando situações que envolvam contagem, medidas, funções, códigos e operações;

ü Reconhecer que a humanidade sempre buscou entender os fenômenos da natureza valorizando a dimensão de informações relevantes a conservação do ambiente em que vive, como do planeta;

ü Compreender o espaço como resultado das múltiplas relações entre a sociedade, natureza e perceber-se como sujeito participante deste processo.

Justificativa:
A educação escolar é um dos caminhos que auxilia na construção da cidadania, nos estimulando para o envolvimento no dia-a-dia da sociedade. Movidos por esta certeza e considerando o conhecimento uma prática social, propomos situações de ensino e aprendizagem em que o educando se aproprie dos saberes e reconheça que estes saberes não são produtos de teorias prontas e acabadas, mas um processo de produção que busca compreender a realidade em que vive.
Vale ressaltar, que teremos como prioridade as premissas apontadas pela Unesco como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea: “Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a viver; Aprender a ser”.

Metodologia:
O Projeto “Saberes que Produzem Saberes” será desenvolvido de acordo com as normas propostas no Projeto Pedagógico da Escola Municipal “João Medeiros Calmon” e do Projeto Anual: “Juntos Aprendemos Melhor”. Aplicaremos em sala de aula de forma interdisciplinar, utilizando coreografias, textos variados, pintura, recortes e colagens, produção textual, pesquisas, trabalhos extra-classe, jogos e apresentações mensais.

Cronograma:
Etapas do Projeto
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Elaboração
X




Desenvolvimento
X
X
X
X

Culminância




X


Recursos:
ü Tecnológicos,
ü Bibliográficos;
ü Materiais didáticos e paradidáticos.

Avaliação:
Ocorrerá de forma contínua, sendo observado a participação do educando nas atividades propostas e na realização das mesmas, seguindo as normas vigentes do PP da escola.



Por Professora Katya Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário