quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CONHECENDO E DESCOBRINDO O CORPO HUMANO -2009

CONHECENDO E DESCOBRINDO O CORPO HUMANO

Comodoro-MT
2009

CONHECENDO E DESCOBRINDO O CORPO HUMANO


Projeto elaborado a fim de contemplar as necessidades de uma educação infantil de qualidade, voltada para o desenvolvimento integral do educando, com aulas de ciências e meio ambiente criativas, onde serão trabalhados os conteúdos relacionados ao Corpo Humano, conforme proposto na Disciplina de Ciências Naturais, pela ULBRA – Universidade Luterana do Brasil.

Comodoro-MT
2009
1. INTRODUÇÃO


O corpo humano é uma estrutura total e material do organismo humano, é um sistema complexo que desde o nascimento estamos aprendendo a conhecer e descobrir, por isso é um tema motivador para ser trabalhado em sala na Educação Infantil.
Através desse tema podemos envolver a geografia, história, meio ambiente, higiene, vida social, língua portuguesa, artes e matemática, enfim um projeto interdisciplinar e também transdisciplinar, onde pode-se partir de um todo conhecido (nosso corpo) e fragmentá-lo em diversas partes para melhor se fazer entender.


2. DELIMITAÇÃO DO TEMA


O presente projeto, esta voltado para a Educação Infantil, especificamente para as salas de 5 anos, de forma interdisciplinar e transdisciplinar, pelo período de um semestre letivo, na Escola Municipal João Medeiros Calmon, no município de Comodoro-MT.


2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA


Porque os alunos tem tanta dificuldade em conhecer e entender o corpo humano e seus sistemas?


3. HIPÓTESES


ü Os professores da educação infantil são despreparados para o trabalho com o corpo humano em sala de aula;
ü Os professores da educação infantil não receberam uma formação acadêmica voltada para o ensino das ciências em sala de aula;



4. JUSTIFICATIVA



Conhecer nosso corpo para entender todos os cuidados necessários para ter uma vida saudável e prazerosa.
A importante relação de nós com nosso entorno, meio ambiente e relação social que igualmente contribuem para nossa vida ser agradável juntamente com a dos outros.
O entendimento da necessidade de cada parte de nosso corpo estar funcionando bem para o corpo todo se sentir bem, analogamente comparando o indivíduo com a sociedade, assim construindo uma consciência social desde pequeno.


5. OBJETIVOS


5.1 Gerais

Trabalhar com os alunos da Educação infantil o corpo humano para que todos tenham consciência desde pequenos o quanto essa maquina é importante para nós e que deve sempre ser muito bem cuidado.


5.2 Específicos

Aprender sobre o corpo humano;
Higiene;
Saúde;
Vida social;
Elaborar pequenos textos escritos ou desenhados;
Aprender a lidar com as informações;
Valorizar os sentimentos afetivos e cultivar a sensibilidade.

História
· Fazer recortes e selecionar alguns aspectos considerados mais relevantes, tendo em vista os problemas locais e/ou contemporâneos;
· Identificação de transformações e permanências nas vivências culturais (materiais e artísticas) da coletividade no tempo: o diferentes tipos de habitações antigas que ainda existem, observações de mudanças no espaço, como reformas de prédios, construções de estradas, pontes, viadutos, diferenciação entre produtos manufaturados e industrializados, mecanização da agricultura, ampliação dos meios de comunicação de massa, sobrevivência de profissões artesanais (ferreiros, costureiras, sapateiros, oleiros, seleiros), mudanças e permanências de instrumentos de trabalho, manifestações artísticas, mudanças nas vestimentas, sistema de abastecimento de alimentos, técnicas de construção de casas e suas divisões de trabalho, as músicas e danças de antigamente, as formas de lazer de outros tempos.

Geografia
· observação e descrição de diferentes formas através das quais natureza se apresenta na paisagem local: nas construções e moradias, na distribuição da população, na organização dos bairros, nos modos de vida, nas formas de lazer, nas artes plásticas;
· identificação de motivos e técnicas através dos quais sua coletividade e a sociedade de forma geral transforma a natureza: através do trabalho, da tecnologia, da cultura e da política, no passado e no presente;
· caracterização da paisagem local: suas origens e organização, as manifestações da natureza em seus aspectos biofísicos, as transformações sofridas ao longo do tempo;
· conhecimento das relações entre as pessoas e o lugar: as condições de vida, as histórias, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem;
· identificação da situação ambiental da sua localidade: proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde;
· produção de mapas ou roteiros simples considerando características da linguagem cartográfica como as relações de distância e direção e o sistema de cores e legendas;
· valorização de formas não predatórias de exploração, transformação e uso dos recursos naturais;
· organização, com auxílio do professor, de suas pesquisas e das conquistas de seus conhecimentos em obras individuais ou coletivas: textos, exposições, desenhos, dramatizações, entre outras.

Matemática
· formulação de hipóteses, realização de cálculos, coleta, organização e interpretação de dados estatísticos, prática da argumentação, etc.
· contar, localizar, medir, desenhar, representar, jogar e explicar, em função de suas necessidades e interesses.
· resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
· estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares;
· interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

Língua Portuguesa
· compreender os textos orais e desenhados com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz;
· valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos;
· utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas; elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas, etc.;




6. REFERENCIAL TEÓRICO


A palavra corpo é uma das mais ricas da língua portuguesa. O corpo sempre foi objeto de curiosidade por ser uma engrenagem misteriosa. Esse fato levou com que cada área do conhecimento humano apresentasse possíveis definições para o corpo como seu objeto de estudo.
Platão definiu o homem composto de corpo e alma. A teoria filosófica de Platão baseia-se fundamentamente na cisão entre dois mundos: o inteligível da alma e o sensível do corpo. O pensamento platônico é essencial para a compreensão de toda uma linhagem filosófica que valoriza o mundo inteligível em detrimento do sensível. A alma é detentora da sabedoria e o corpo é a prisão quando a alma é dominada por ele, quando é incapaz de regrar os desejos e as tendências do mundo sensível.
Foucault concebeu o corpo como o lugar de todas as interdições. Todas as regras sociais tendem a construir um corpo pelo aspecto de múltiplas determinações. Já para Lacan, o corpo é o espelho da mente e diz muito sobre nós mesmos. Para Nietzsche, só existe o corpo que somos; o vivido e este é mais surpreendente do que a alma de outrora.
Em Michel de Certeau, encontra-se o corpo como lugar de cristalização de todas as interdições e também o lugar de todas as liberdades. Georges Bataille definiu o corpo como uma coisa vil, submissa e servil tal como uma pedra ou um bocado de madeira.
Para Descartes, pregador do cartesianismo, o corpo enquanto organismo é uma máquina tanto que tem aparelhos, enquanto Espinosa, objetivando desconstruir o dualismo mente/corpo e outras oposições binárias do iluminismo como natureza/cultura, essência/construção social, concebe o corpo como tecido histórico e cultural da biologia.
Para o crítico literário Pardal Mallet, o autor empresta o seu próprio corpo para dar corpo ao seu texto e ao mesmo tempo cria dentro do texto outros corpos de pensonagens que transitam no discurso corporal romanesco, porque o texto também tem o seu corpo.
Júlia Kristeva e Nancy Chodorow, adeptadas da noção de construção social e da subjetividade, o corpo deve ser visto como forma positiva, marcando socialmente o masculino e o feminino. Para estas estudiosas essas categorias ajudam a entender a complexidade do ser humano.
Para Gilles Deleuze, um corpo pode ser controlável, já que a ele pode se atribuir sentidos lógicos. Afirmou este filósofo que somos "máquinas desejantes". Em sua teoria, ao discorrer sobre corpos-linguagem disse que o corpo "é linguagem porque pode ocultar a palavra e encobri-la". Ivaldo Bertazzo, dançarino, é um instrumento de vida. A descrição do corpo é psicomotora não é psíquica, é uma união entre psiquismo e motricidade.
Merleau-Ponty aludiu que o corpo é espelho de outro corpo. Sobre a metamorfose do corpo, Paul Valéry propôs o problema dos três corpos: o próprio corpo; o corpo reflexo, ponto narciso, inflexão que se relaciona com o entorno, do visto, do que vê e o corpo que é justamente os espaços insondáveis, tanto pela visão como pelo tato, função, fisiologia e funcionamento, universo microscópico, líquidos, liquefação.



7. METODOLOGIA


Quanto às técnicas que serão utilizadas para a realização deste estudo:
ü serão utilizados materiais diversificados como pesquisas bibliográficas e documentais, revistas e artigos, tendo em vista o grande acervo de livros, revistas e documentos que abordam o tema suscitado, bem como a pesquisa na Internet;
ü Atividades a serem desenvolvidas:
Atividade
Descrição/objetivos/materiais
1) Construindo nosso corpo com figuras geométricas
· Começar a ver o corpo como partes integradas;
· Identificar as partes com figuras geométricas;
· Montar um corpo humano com essas figuras geométricas.
2) Nossos sentidos
· A importância de cada sentido;
· Brincadeiras como cabra-cega para distinguir a falta da visão e outros sentidos.
3) Os sistemas de nosso corpo.
· CD softwares com todos os sistemas do nosso corpo;
· DVD com todos os sistemas do nosso corpo para assistir;
4) Cuidados como nosso corpo
· Visita a Unidade de Saúde para conhecer a sala de vacinas;
· Atividades impressas contendo Nome, idade, sexo, altura e peso de cada aluno da sala, para análise de gráficos de média.
5) Moradia
· Com o Alfabeto móvel, selecionar palavras com objetos encontrados na cozinha, no quarto, na sala, etc...
· Utilização de maquete (geografia), sobre bairros e localização da escola e das moradias.

6) Brincadeiras
· Utilização de atividades matemáticas para competição em grupo de quem é mais rápido na montagem de um determinado quebra-cabeças sobre as partes do corpo humano. Os resultados podem ser colocados numa tabela na lousa. O quebra cabeças pode ser fabricado em sala pela turminha.
7) Elaborar apresentações explicativas
· Elaborar apresentação com figuras extraídas da internet ou de livros sobre o funcionamento de um determinado sistema do corpo humano.


8. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS


a) A presente pesquisa será realizado na Escola Municipal João Medeiros Calmon no município de Comodoro – MT, que tenham educação infantil, especialmente salas de 5 anos, aulas de ciências e também interdisciplinarmente.

b) A população pesquisada será os alunos das salas de 5 anos da educação infantil da Escola Municipal João Medeiros Calmon de Comodoro-MT.

c) Os dados serão levantados a partir de observações, entrevistas e questionários. As informações resultantes serão tabuladas e organizadas de forma quantitativa e qualitativa, com gráficos de barras e tabelas para avaliar a eficácia do projeto.

d) A avaliação será continua e progressiva de forma a observar e tabular os dados obtidos durante as observações de desenvolvimento do projeto e após sua conclusão.

e) Os conteúdos trabalhados serão:

Conhecimentos e descobertas sobre o corpo Humano
i. A divisão em partes;
ii. Nossos 5 sentidos;
iii. Os sistemas do corpo humano e seus órgãos constituintes;

Cuidados com nosso corpo
i. Higiene;
ii. Alimentação;
iii. Exercícios físicos;
iv. Exercitando nossa mente;
v. Acompanhando nosso desenvolvimento;

Saúde
i. Conhecer as diversas doenças que mais atinge determinada faixa etária e vacinas;
ii. Cuidados com o doente;
iii. Prevenção;

Nossa Casa (meu corpo com segurança para descansar)
i. Como é minha casa;
ii. Como é meu bairro;
iii. Como é minha cidade

Relacionamento e afetividade
i. Minha família;
ii. Meus amigos;
iii. Brincadeiras

Língua escrita: usos e formas;
Algumas situações didáticas fundamentais para a prática de produção de textos;
Tratamento da Informação

f) Recursos Materiais:

Alfabeto móvel;
CDs e DVS corpo humano;
Livros, jornais e Internet para pesquisa;
Enciclopédias;
Mapas corpo humano;
Mapas partes do corpo humano;
Sulfites;
Matérias impressos;
Atividades impressas
Xérox;
Canetas, lápis, apontadores, lápis de cor, canetões, cartolinas e outros....

g) Cronograma


Etapas
Junho/2009
Julho a dezembro/2009
Elaboração do projeto
X

Observação
X

Desenvolvimento

X
Avaliação

X
Tabulação dos dados e apresentação dos resultados

X

9. REFERÊNCIAS


BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. 2. ed. Rio de Janeiro: Secretaria da Educação Fundamental, 2000.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. 2. ed. Rio de Janeiro: Secretaria da Educação Fundamental, 2000.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: história. 2. ed. Rio de Janeiro: Secretaria da Educação Fundamental, 2000.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: português. 2. ed. Rio de Janeiro: Secretaria da Educação Fundamental, 2000.

http://pt.wikipedia.org/


Por Professora Katya Barros

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