PROJETO
A ARTE DE BRINCAR E APRENDER BRINCANDO.
JUSTIFICATIVA
Aprender a ler e escrever é um processo cognitivo, mas também uma atividade social e cultural essencial para a criação de vinculo entre cultura e conhecimento. Com a intenção de desenvolver através do lúdico a competência lingüística dos alunos, o presente projeto orienta o trabalho de modo a vivenciarem e descobrirem no processo de aquisição da língua escrita e oral no sistema textual de elementos combinações e relações buscando aprimoramento da sua capacidade de refletir, investigar, explorar, construir e aplicar o que aprendem tanto quando lêem tanto quanto escrevem.
OBJETIVO GERAL
Promover um trabalho de integração da criança ao grupo estimulando o desenvolvimento intelectual, possibilitando a troca de experiências e vivencias pessoais. Desenvolver o senso critico a respeito dos valores na convivência familiar e escolar.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
*Utilizar diferentes formas de linguagens ( corporal, musical, plásticas oral e escrita), ajustadas as diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender e ser compreendido.
*Expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos de avançar em um processo de construção de significados enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
* Desenvolver na criança uma imagem positiva tornando-a cada vez mais independente e confiante.
* Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites desenvolvendo hábitos de cuidados com sua saúde e bem estar.
METODOLOGIA: Explorar as expressões oral e corporal através de brincadeiras, jogos, bingos, dominó, musicas, parlendas, recortes, colagens, desenhos, dobraduras, montagens de historias, dramatização, álbuns, poesias, passeios e visitas.
CONTEÚDOS
PORTUGUÊS: alfabeto
História do nome da criança e de seus colegas
Vogais
Encontro de vogais
Consoantes
Silabas e divisão silábica
Substantivos comum e próprio
Histórias e leitura de textos
Construção da escrita e leitura através de rótulos e cartazes
MATEMÁTICA: história dos números
Noções de adição e subtração
Números de 0 até 30
Antecessor e sucessor
Números pares e impares
Relações maior e menor, igual e diferente
Formas geométricas
HISTÓRIA E GEOGRAFIA:
Quem sou eu?
Um pouco mais de sua história
Coisas quem você gosta
O que você faz
Como é bom brincar
As famílias e suas histórias
Moradia e alimentação
Vestuário, saúde e higiene
Espaço em que vivemos
A sala de aula
A vida na escola
Os arredores da escola
CIÊNCIAS:
Observando os seres vivos e seres não vivos
Reconhecendo os seres vivos e não vivos
Identificando o próprio corpo
Formando hábitos de higiene corporal
ARTES:
Artes plásticas (desenhos, pinturas, histórias em quadrinhos)
Ensino de cantigas, versos
Jogos de memória, vogais
Alfabeto vivo
EDUCAÇÃO FÍSICA:
músicas, danças, atividades recreativas com bola, corda e outros
EDUCAÇÃO RELIGIOSA:
Deus é nosso Pai
Sou uma pessoa perfeita
AVALIAÇÃO: continua com atividades individuais e coletivas.
PROFESSORAS: Aparecida de Oliveira Roncatto
Geni Ribeiro
Por Professora Katya Barros
Havainas Customizados em tecido
-
O que andei fazendo......
To meio sumida, estudando muito, trabalhando bastante, mas nesse meio
tempo, andei fazendo alguns havaianas customizados. Fica a ...
Há 12 anos
fala sério
ResponderExcluir