quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A ARTE DE BRINCAR E APRENDER BRINCANDO.

PROJETO


A ARTE DE BRINCAR E APRENDER BRINCANDO.

JUSTIFICATIVA

Aprender a ler e escrever é um processo cognitivo, mas também uma atividade social e cultural essencial para a criação de vinculo entre cultura e conhecimento. Com a intenção de desenvolver através do lúdico a competência lingüística dos alunos, o presente projeto orienta o trabalho de modo a vivenciarem e descobrirem no processo de aquisição da língua escrita e oral no sistema textual de elementos combinações e relações buscando aprimoramento da sua capacidade de refletir, investigar, explorar, construir e aplicar o que aprendem tanto quando lêem tanto quanto escrevem.

OBJETIVO GERAL

Promover um trabalho de integração da criança ao grupo estimulando o desenvolvimento intelectual, possibilitando a troca de experiências e vivencias pessoais. Desenvolver o senso critico a respeito dos valores na convivência familiar e escolar.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

*Utilizar diferentes formas de linguagens ( corporal, musical, plásticas oral e escrita), ajustadas as diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender e ser compreendido.

*Expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos de avançar em um processo de construção de significados enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

* Desenvolver na criança uma imagem positiva tornando-a cada vez mais independente e confiante.


* Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites desenvolvendo hábitos de cuidados com sua saúde e bem estar.


METODOLOGIA: Explorar as expressões oral e corporal através de brincadeiras, jogos, bingos, dominó, musicas, parlendas, recortes, colagens, desenhos, dobraduras, montagens de historias, dramatização, álbuns, poesias, passeios e visitas.


CONTEÚDOS

PORTUGUÊS: alfabeto
História do nome da criança e de seus colegas
Vogais
Encontro de vogais
Consoantes
Silabas e divisão silábica
Substantivos comum e próprio
Histórias e leitura de textos
Construção da escrita e leitura através de rótulos e cartazes

MATEMÁTICA: história dos números
Noções de adição e subtração
Números de 0 até 30
Antecessor e sucessor
Números pares e impares
Relações maior e menor, igual e diferente
Formas geométricas

HISTÓRIA E GEOGRAFIA:
Quem sou eu?
Um pouco mais de sua história
Coisas quem você gosta
O que você faz
Como é bom brincar
As famílias e suas histórias
Moradia e alimentação
Vestuário, saúde e higiene
Espaço em que vivemos
A sala de aula
A vida na escola
Os arredores da escola

CIÊNCIAS:
Observando os seres vivos e seres não vivos
Reconhecendo os seres vivos e não vivos
Identificando o próprio corpo
Formando hábitos de higiene corporal

ARTES:
Artes plásticas (desenhos, pinturas, histórias em quadrinhos)
Ensino de cantigas, versos
Jogos de memória, vogais
Alfabeto vivo

EDUCAÇÃO FÍSICA:
músicas, danças, atividades recreativas com bola, corda e outros

EDUCAÇÃO RELIGIOSA:
Deus é nosso Pai
Sou uma pessoa perfeita

AVALIAÇÃO: continua com atividades individuais e coletivas.


PROFESSORAS: Aparecida de Oliveira Roncatto

Geni Ribeiro


Por Professora Katya Barros

Um comentário: