quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Projeto: “Quero ler e escrever” ou “Quero aprender”

Articuladoras: Nara e Raquel
Projeto: “Quero ler e escrever” ou “Quero aprender”
Objetivo: Motivar ou despertar no aluno o gosto pelo saber ler e escrever através de atividades diferenciadas.
l Despertar o interesse do uso da matemática no cotidiano.
Justificativa:
Pensando na aprendizagem dos educando da Escola João Medeiros Calmon, a equipe pedagógica juntamente com o demais educadores questionaram sobre o desenvolvimento do ensino-aprendizagem do educando sempre buscando melhoria através de novas práticas, com o intuito de superar as dificuldades encontrada no cotidiano escolar. E foi com esse propósito que a escola tomou a iniciativa de criar uma sala de apoio a fim de auxiliar os educandos quando encontrar podendo buscar informações das articuladoras que estão dispostos a atender. O trabalho desenvolvido busca resgatar a auto-estima do aluno propiciando as aulas da leitura e da escrita e das outras áreas do conhecimento.
Metodologia
para os educando aprender ler e escrever e desenvolver o raciocínio lógico é um grande desafio principalmente nas séries iniciais e foi pensando na qualidade do ensino de aprendizagem do aluno foi sugerido forma uma sala de apoio para os educando buscar e superar suas dificuldades quando necessária.
As atividades proposta devem ser diferenciadas de acordo com as necessidades do educando. Oferecendo o material de apoio oi confeccionado pelos próprios alunos motivando assim sua aprendizagem.
O trabalho de apoio está sendo desenvolvido em pequenos grupos onde são desenvolvidas as atividades conforme as necessidades apresentadas. Atividades estas através de jogos, de sílabas e frases, quebra-cabeça com figuras e palavras , dominó com números identificando quantidades e também com figuras e nomes ou substantivos, uso do material dourado alfabeto móvel, recortes das letras em jornais e revistas, texto com legendas, fichas de leitura, diversidades de textos com legendas, fichas de leitura, diversidades de textos informativos, anúncio, parlendas e outros.
Objetivos Específicos
l Recortar palavras com sílabas simples e complexas.
l Utilizar o alfabeto móvel.
l Ler textos informativos.
l Ler paródias, fábulas e gibis.
l Completar textos com legenda.
l Construir pequenos textos.
l Contar histórias e descrevê-las.
l Montar pequenas histórias com figuras.
l Interpretar textos oralmente.
l Motivar a leitura e a escrita através do lúdico.
l Identificar o masculino e feminino através de jogos.
l Usar a grafia para completar pequenos textos.
l Leitura dos números.
l Identificar noções de quantidades.
l Realizar cálculos com o material concreto.
l Relacionar números e quantidades.
Material utilizados.
l Dicionários
l livros didáticos
l CDs de historinhas, músicas.
l Material dourado.
l Jogos de Dama, dominó, quebra-cabeça.
l Sementes, tampinhas e palitos.
l Jogos matemáticos.
l Revistas e jornais.

Avaliação.
A avaliação será continua conforme o procedimento do aluno.
Obs:
Um objetivo: Propiciar aos alunos um trabalho rico e prazeroso na aquisição da leitura e da escrita.


Por Professora Katya Barros

2 comentários:

  1. rita de cassia p. andrade6 de novembro de 2010 17:15

    teimo vergoia porque leio mau e esquvo erado eu gostari de dar pelo computador sifor posivio meu nome è rita

    ResponderExcluir
  2. escola mumipal joaò msederos calmon kalya barros

    ResponderExcluir