domingo, 25 de outubro de 2009

Proposta Pedagógica Para Coordenação 2009 - Professora Alice Martins Bordinhão

Proposta pedagogia para o ano letivo 2.009


Instituição: Escola Municipal João Medeiros Calmon



Proposta de Trabalho apresentada por Alice Martins Bordinhão, como requisito para obtenção de votos para o cargo de coordenadora desta instituição, mediante a aprovação e aceitação dos professores deste estabelecimento.



ELABORAÇÃO: Alice Martins Bordinhão


COMODORO – MT
2009

JUSTIFICATIVA



Sabendo que a escola e uma extensão da família, no qual nos pesa a responsabilidade formal e intelectual, devemos elaborar uma educação teórica e prática, visando á aprendizagem para a cidadania.
Vemos na educação participativa e na escola progressista, uma saída para diminuir as barreiras existentes entre os avanços tecnológicos e escola formal.
Segundo SANTOS (2003, P.121):


É preciso que nós, professores (as), e alunos (as), acreditamos que é possível, aqui e agora, uma educação e uma escola muito mais humanas e participativas; que é possível fazer renascer nos (as) alunos (as), a vontade, o desejo latente de aprender, que é possível ensinar a aprender a ser humano e que essa aprendizagem somente se dá na relação e no convívio solidário, compreensível e respeitoso com outro; que é possível por meio de um processo participativo consciente, construir o conhecimento e construir processualmente a autonomia.


A tomada de consciência dos principais problemas da escola possibilita solucionar e definir responsabilidades coletivas para atenuar as falhas detectadas.
Como educadora, luto para recuperar o ensino de modo a torná-lo concreto, que vá ao encontro dos interesses dos alunos, que considere sua cultura, sua capacidade de tentar mudar alguma coisa, e sua realidade para a produção do conhecimento.
Nossos alunos são objetos de uma atenção especifica quanto ás suas características e prioridades educativas.
Acreditando ser possível e necessário dar-lhes uma educação mais condizente com o mundo atual, oferecendo-lhes uma escola viva, agradável, alegre e produtiva, em que aprender não seja sinônimo de “sacrifício”, e que lazer não seja sinônimo de “ócio”, mais um local onde se saiba serem ambos tão importantes a ponto de unirem na construção do conhecimento e na busca de uma Escola de Qualidade.

Para que haja um desenvolvimento harmônico e de forma integral, buscarei oferecer aos nossos professores e alunos as mais variadas oportunidades de aprimoramento quanto aos aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, ciente de que nossa ação completa de forma substancial á ação da família e da sociedade sobre elas. E essas oportunidades de crescimento correspondem, sobretudo á criação de um ambiente de carinho, respeito e aceitação de si mesmo e do outro.
Creio no professor como mediador do conhecimento, no qual seu objetivo principal é buscar a melhoria para esse processo ensino-aprendizagem, a fim de tentar superar problemas com os quais se deparam diariamente em sala de aula.


OBJETIVO GERAL:

Dar suporte pedagógico ao professor, auxiliando-o a encontrar melhores estratégias de ensino, favorecendo a aprendizagem significativa.

OBJETIVO ESPECIFICOS:

• Proporcionar uma educação participativa;
• Planejar a formação continuada, onde as proposta possam ser discutidas e avaliadas, centrando a reflexão como tema principal.
• Incentivar os projetos pedagógicos através da divulgação e valorização dos mesmos;
• Motivar e auxiliar os professores a fazerem o uso de diversas técnicas lúdicas como: música, teatro, danças, poesias, coreografias, dramatizações, etc.
• Propiciar momentos na qual a família possa ser participante ativa no processo ensino aprendizagem;
• Elaborar gincanas educativas, visando à leitura, conhecimentos gerais e matemáticos;
• Acompanhar os casos de dificuldades de aprendizagem, procurando encaminhar junto à família ou órgão competente.
• Oportunizar bimestralmente reuniões pedagógicas.
• Dar atenção individual e coletiva a todos envolvidos no processo Ensino - Aprendizagem;
• Coordenar e subsidiar a elaboração dos diagnósticos da realidade escolar;
• Pesquisar e acompanhar as causas da evasão, repetência e o rendimento escolar dos alunos;
• Propiciar o trabalho em conjunto por área, por séries, para analisar, discutir, estudar e aperfeiçoar as questões pertinentes ao processo Ensino - Aprendizagem (multidisciplinares);
• Auxiliar e orientar os professores nos processos de recuperação (Individual - Paralela - Contínua).


CONSIDERAÇÕES FINAIS:


Em buscas desses objetivos, farei de forma participativa auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem, dando suporte ao educador priorizando uma educação de qualidade.
Equipe pedagógica tem como função primordial coordenar e orientar ações objetivando que a escola produza resultados melhores possíveis, para atender ás necessidades dos educandos promover o seu desenvolvimento.
A escola é um espaço de diversas dimensões tais como pedagógica, política, social, cultural, administrativa, humana – que se entrelaçam. Tudo o que acontece na escola tem caráter educativo, pois exercerá influencia nas relações de trabalho e sua qualidade.
BOECHAT(1.998,P.27) afirma que:

A escola como agencia de transformações sociais tem o compromisso de atender ás expectativas que desperta pelo seu grandioso poder de atração e sedução. Todo projeto pedagógico deve estar estruturado em três pontos básicos: educacionais, culturais, sociais.


REFRENCIA BIBLIOGRAFICA:

SANTOS, Josivaldo Constantino dos. Processo participativos na construção do conhecimento em sala de aula. Cáceres, MT: Ed. UNEMAT, 2.003.

BOECHAT, Ivone. O desafio da educação para um novo tempo Rio de Janeiro, RJ : Ed. Reproart, 1.998.

Por Professora Katya Barros

Um comentário:

  1. MUITO BOM MESMO, BEM CONCEITUADO, É DE QUALIDADE PARA SER DESENVOLVIDO NAS ENTIDADES ESCOLARES. PRECISAMOS DESEMPENHARMOS TRABALHO QUALIFICADO PARA QUE NO FINAL DE CADA ANO POSSAMOS VER RESULTADOS DE EXCELÊNCIA.

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