quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A DIREÇÃO ESCOLAR

ESCOLA MUNICIPAL JOÃO MEDEIROS CALMON
COMODORO - MATO GROSSO

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A DIREÇÃO ESCOLAR
BIÊNIO 2008/2009

Proposta elaborada pela candidata ANDRÉA JONCELINI CHIOZINI BORDINHÃO, com Metas, Ações e Estratégias para melhoria da qualidade do Ensino, visando a participação da comunidade escolar, bem como a preservação do Patrimônio Público, numa Gestão Participativa Pedagógica e transparente no âmbito Administrativo e Financeiro.

COMODORO/MT, 26 DE NOVEMBRO DE 2007
PROPOSTA DE TRABALHO PARA A DIREÇÃO ESCOLAR
BIÊNIO 2008/2009


ESCOLA MUNICIPAL JOÃO MEDEIROS CALMON

1- Identificação
ü Diretora
1- Maria Francisca de Alencar
Rua dos Ipês nº 4179
Tel.: 3283-2250

*Coordenadora Pedagógica:
2- Andréa Joncelini Chiozini Bordinhão;
3- Cleide Larini Rodrigues Ávila.

*Sala de Apoio:
4- Amélia Álvaro Oliveira;
5- Nara Conrad.

2- Secretária e Auxiliar:
· Juliana Silva Nunes;
· Guiomar Cardoso Piovezan.
3- Professores Efetivos e Formação:
06
Alice Martins Bordinhão
Magistério
07
Aparecida da Silva Roncato
Pedagogia e Esp
08
Cleide Oliveira da Silva
Magistério.
09
Cleonice Salete Heinen
Matemática e Esp.
10
Dulce Souza Matos
Pedagogia e Esp.
11
Edinólia Carvalho dos S. Luiz
Pedagogia e Esp.
12
Eli M. Teixeira R. Rosa
Matemática e Esp.
13
Elizandra Raquel A. Velho
Pedagogia e Esp.
14
Elorita Kátia M. Dias
Letras
15
Eronildo Nobres da Silva
Educação Física
16
Geni Ribeiro
Magistério
17
Irene Alves Bonifácio
Letras
18
João André Fernandes
Pedagogia e Esp.
19
Katya Luciane Barros
Pedagogia
20
Leidy Margot Ritt
Letras
21
Lucinda Vieira de Oliveira
Letras
22
Márcia A Arruda da Gloria
Pedagogia
23
Maria Odete Ferreira
Pedagogia
24
Nilce Anizeli da Silva
Pedagogia e Esp.
25
Sandro Luiz Leseux
Matemática e Esp.

Escola Municipal João Medeiros Calmon
Rua dos Ipês nº 4179 Tel.: 3283-2250

Modalidades de funcionamento da Escola:
1- Educação Infantil_ Alunos com 5 anos de idade.
2- Ensino Fundamental: 1º Ano, 1ª a 8ª Séries
3- Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Turno de funcionamento: Matutino, Vespertino e Noturno.
.
Número de alunos: A Escola atende uma clientela que varia entre 700 a 800 alunos.

Funcionários:
1- Merendeiras: 01
2- Auxiliares de Serviços Gerais: 07
3- Vigias: 02
4- Inspetor de aluno: 02
5- Secretária: 01
6- Auxiliar de Secretaria: 01

Dependências Existentes na Escola:
- 12 Salas de aula;
- 01 Sala de Professores;
- 01 Biblioteca;
- 01 Sala de Coordenação;
- 01 Sala de Direção;
- 01 Secretaria;
- 02 Banheiros para Professores e Funcionários;
- 01 Banheiro masculino;
- 01 Banheiro feminino;
- 01 Cozinha;
- 01 Despensa para merenda;
- 01 Refeitório;
- 02 Almoxarifados;
- 01 sala de apoio;

Local e Data:
Comodoro/MT, 26 de Novembro de 2007.

Nome da Candidata à Direção
Andréa Joncelini Chiozini Bordinhão.

Visto da Assessoria Pedagógica e Secretaria Municipal de Educação

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ASSESSOR PEDAGÓGICO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A DIREÇÃO ESCOLAR
BIÊNIO 2008/2009


ESCOLA MUNICIPAL JOÃO MEDEIROS CALMON

JUSTIFICATIVA

Em atendimento a Lei 9394/96 e Lei nº 7040/98 e ART. 3º da portaria 007/2003,no qual torna-se necessário elaborar a Proposta de Trabalho da Candidata a Diretora Escolar, e de acordo com a Lei em vigência, proponho realizar um trabalho em conjunto, pois somos sabedores que a educação se faz numa Gestão Participativa e Democrática, integrando Escola, família e comunidade, no qual a participação efetiva da Comunidade Escolar: pais, professores, alunos e funcionários, atuando na organização e construção do desenvolvimento, onde a avaliação é indissociável em qualquer tipo de ação que vise provocar melhorias. A administração dos recursos da escola, a elaboração do PPP e Regimento Interno, e o cumprimento às normativas em ações participativas.
Na escola todas as funções são de suma importância, e nos dias atuais todos nós que fazemos parte de uma comunidade escolar, devemos refletir sobre nossas ações e reações causadas por elas.
“Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades os sonhos não se tornam reais”. (CURY, 2002)


Dimensões da Autonomia

1ª PEDAGÓGICA

· Integrar a Escola com a Comunidade;
· Incentivar o trabalho participativo de toda a equipe;
· Manter definido o foco da escola que é “aprender à aprender”;
· Promover formação continuada, para toda equipe escolar, CDE e comunidade em geral
· Incentivar a participação ativa nas comemorações cívicas e sociais
· Buscar melhorias para tornar o espaço físico mais agradável;
· Empenhar na busca da ampliação do acervo bibliotecário, e computadores para uso de professores e alunos.
· Organizar e administrar reuniões Bimestrais;



2ª ADMINISTRATIVA
· Zelar pela segurança, conservação e manutenção do prédio escolar e seu mobiliário;
· Receber, informar, despachar documentos e encaminhar-los aos órgãos competentes;
· Planejar ações para melhorar a qualidade física da Escola.


3ª FINANCEIRA
· Planejamento do repasse do Plano de Dinheiro Direto à Escola (PDDE), junto com o corpo docente, discente e Conselho Deliberativo, bem como o cumprimento no prazo certo das prestações de contas;
· Realização de eventos para arrecadar fundos tais como: Rifas, Bingos e outros.


4ª JURÍDICA
· Elaboração do calendário anual com finalidade e período destinados ao desenvolvimento escolar;
· Zelar pelo Registro escolar e aplicação das normas do sistema de ensino;



OBJETIVOS

A presente Proposta tem como objetivo:

· Zelar pelo patrimônio público;
· Analisar as ações e resultados;
· Garantir o acesso e a permanência do educando na escola;
· Sensibilizar os profissionais quanto ao seu potencial, buscando novos projetos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino;
· Desenvolver projetos e subprojetos sugeridos pelos docentes e discentes;
· Viabilizar reforço paralelo;
· Promover meios de incentivo para a participação dos pais e comunidade na Escola;
· Promover socialização e valorização dos projetos desenvolvidos ;

DESAFIO

O Grande desafio da E.M. “João Medeiros Calmon” é trabalhar uma Pedagogia Progressista, acreditando que através de pesquisas discussões de temas sociais e políticos e de ações possíveis da realidade social, os alunos poderão refletir sobre suas experiências de vida e defender o interesse da coletividade, construindo uma comunidade melhor para todos, tornar a aprendizagem significativa e prazerosa.

PARCERIAS

§ SEMEC;
· SEDUC;
· CIRETRAM
· Comércios;
· Polícia Militar;
· Secretaria de Saúde;
· Comunidade Escolar
· Prefeitura Municipal.

Volume de recursos financeiros aplicados na escola, nos anos de 2006 e 2007.

2006-R$6.711.60

2007-R$7.001,40 (PDDE)

Dimensões das ações, que devem ser trabalhadas na proposta.

1- Pedagógica


METAS
ü Integrar a Escola com a Comunidade;
ü Incentivar o trabalho cooperativo de toda a equipe;
ü Manter definido o foco da escola que é “aprender à aprender”;
ü Promover formação continuada, para toda equipe escolar, CDE e comunidade geral;
ü Incentivar a participação ativa nas comemorações cívicas e sociais.
ü Buscar melhorias para tornar o espaço físico mais agradável.
ü Empenhar na busca da ampliação da acervo bibliotecário, e computadores para uso de professores e alunos.

JUSTIFICATIVA
Sabemos que Educação se faz com participação e integração da escola, família e sociedade.
A escola é patrimônio de todos, e deve ser um lugar prazeroso, com um convívio harmônico entre todos da equipe escolar e comunidade, assegurando a participação ativa nas ações de planejamento e execução das atividades curriculares. O ambiente colabora para o desenvolvimento do educando, devendo o mesmo ser atrativo e acolhedor.
Os conhecimentos adquiridos na escola devem ser para aplicá-los na melhoria do nosso dia-a-dia, causando transformação e não somente memorização. Incentivar a leitura e a pesquisa em livros, para que os alunos tenham facilidade de compreender o texto lido, não desprezando também a evolução tecnológica, pois a internet quando bem utilizada é uma ferramenta valiosíssima. “A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: O livro fala e a alma responde”. (André Mouróis).
Na escola, todas as funções são de suma importância, e nos dias atuais todos nós que fazemos parte de uma comunidade escolar, devemos refletir sobre nossas ações e as reações causadas por elas;
Estamos inseridos na sociedade, sendo peça fundamental para ela e devemos amar a nossa Pátria compreendendo os valores históricos conquistados no passado.
ESTRATÉGIAS
ü Promover reuniões com exposições dos projetos realizados pelos professores envolvendo a comunidade;
ü Grupos de estudos, momentos de lazer, com professores e funcionários
ü Trabalhar com projetos;
ü Propor grupos de estudos, debates, espaço aberto para palestras;
ü Realizar divulgação dos eventos e a sensibilização quanto a importância da participação nos mesmos.
ü Juntamente com a comunidade escolar fazer jardinagem e calçamento do pátio, e construir quiosques.
ü Utilizar recursos próprios da escola arrecadados em parceria com a comunidade por meio de promoções para aquisição de bens de consumo.
Enviar projetos a órgãos públicos e privados com objetivo de envolve-los em parcerias na aquisição de computadores e outros materiais
CRONOGRAMA
ü Durante 2008 e 2009;

AVALIAÇÃO
ü Participativa;
ü Contínua através de relatórios e explanações dos mesmos à comunidade;
ü Expositiva e escrita;
ü Flexível.




“O fundamental é que a escola habilite o estudante a operar com os instrumentos necessários à sua vida profissional, social, política e cultural, Ele precisa, portanto, adquirir algumas habilidades, como: saber ler e escrever; realizar cálculos matemáticos; identificar, analisar e compreender a organização do espaço geográfico; identificar, analisar, compreender e transformar o espaço histórico em que está inserido; conhecer os meios de produção de novos conhecimentos...” (RODRIGUES p. 82, 1.999)


2- ADMINISTRATIVA

METAS
ü Zelar pela segurança, conservação e manutenção escolar e seu mobiliário;
ü Criar o grêmio estudantil;
ü Receber, informar, despachar os documentos aos órgãos competentes;
ü Melhorar o acervo bibliotecário;
ü Planejar ações para melhoria do espaço físico
JUSTIFICATIVA
O espaço físico escolar é de suma importância para uma aprendizagem prazerosa, faz-se necessário conservar e melhorar o mesmo, buscando parcerias.
As informações repassadas à todos os interessados na comunidade escolar, contribui para que haja harmonia e compromisso com os direitos e os deveres de cada um.
ESTRATÉGIAS
ü Por meio de reuniões, estabelecer as prioridades a serem desenvolvidas bem como através de solicitações à prefeitura e promoções, procurar manter o espaço físico sempre boas condições.
ü Organizar pastas com separação dos documentos recebidos e expedidos, elaborando quando necessário relatórios e atas.
CRONOGRAMA
ü Durante 2008 e 2009;

AVALIAÇÃO
ü Será participativas por meio de reuniões bimestrais



“Vencer não é não cometer erros e falhas, mas reconhecer nossos limites e corrigir nossas rotas. Vencer é não desistir”. (CURY 2002)

3- FINANCEIRO

METAS
ü Suprir necessidades básicas através de promoções;
ü Planejar o repasse do (PDDE); junto com a equipe escolar;
ü Prestar contas de todos os recursos adquiridos;

JUSTIFICATIVA
As ações no campo financeiro devem ser planejadas no coletivo, fazendo-se necessário primeiramente reuniões para planejar os eventos ou promoções, e destinar a aplicação da renda obtida, repassando de forma clara e transparente à toda comunidade escolar os resultados obtidos por meio de uma administração participativa.
ESTRATÉGIAS
ü Realizar almoços, rifas, bingos, desfiles,noite cultural etc...
ü Aplicar o dinheiro em materiais úteis, para a melhoria do espaço físico e pedagógico;
ü Reunir bimestralmente com o CDE e a equipe escolar para avaliar e planejar novas promoções.
CRONOGRAMA
ü Durante 2008 e 2009;

AVALIAÇÃO
ü Através de reuniões bimestrais, prestando contas para a comunidade, deixando cópias em lugar visível a todos

“Só se pode entender e praticar a participação em toda sua dimensão, se houver por parte dos que tentam entendê-la, a plena consciência da complexidade social em que estamos inseridos”.(SANTOS 2003)

4- JURÍDICO

METAS
ü Promover estudo no início do ano letivo do PPP e do Regimento Escolar;
ü Manter os registros escolares de acordo com as normativas vigentes;
ü Repassar aos professores o calendário anual, fornecido pela SEMEC,
ü Organizar e renovar os processos escolares,
JUSTIFICATIVA
O respeito à aprendizagem dos alunos deve ser prioridade. Para tanto deve-se respeitar o calendário escolar, elaborado de acordo com a LDB; com 200 dias letivos, zelando para que todo registro escolar esteja sempre organizado, não devendo esquecer do Regimento Escolar que regulamenta a organização administrativa, pedagógica, financeira e jurídica.
ESTRATÉGIAS
ü Convocar reuniões com os segmentos da escola, para estudo e debates sobre o regimento escolar

CRONOGRAMA
ü Durante 2008 e 2009;

AVALIAÇÃO
ü Será contínua realizada pela escola e SEMEC

‘É preciso ter força para ser firme, mas é preciso coragem para ser gentil”. (A . D.)


RESPONSÁVEL

Equipe gestora da Escola contando com o apoio da Prefeitura Municipal, SEMEC, SEDUC e comunidade escolar.

CRONOGRAMA

A proposta de trabalho será desenvolvida no prazo de 2 anos.


“O processo de ensinar, que implica o de educar e vice-versa, envolve a “paixão de conhecer” que nos insere numa busca prazerosa, ainda que nada real.” (FREIRE, 1.997)

A Escola Municipal João Medeiros Calmon tem como objetivo, proporcionar uma aprendizagem prazerosa e significativa aos alunos, no qual o trabalho com projetos norteia todo o processo de aprendizagem. Os projetos a serem desenvolvidos são discutidos em com junto com os professores, após decidir o tema gerador anual, os professores fazem sub-projetos de acordo com a necessidade e afinidade das turmas podendo ser desenvolvido em 15 dias, no bimestre, ou semestralmente, à critério de cada professor. A liberdade e flexibilidade são fatores de relevância no desenvolvimento dos projetos, não deixando de observar o interesse e aprendizagem dos alunos no mesmo. Neste contexto faz-se prioridade o planejar e avaliar, contando sempre com o apoio da coordenação e direção, para realização e divulgação dos mesmos. “... aprender é uma aventura criadora,(...) é construir, reconstruir, constatar para mudar...”(FREIRE, 1.996)
Para finalizar esta proposta de trabalho “Gestão Participativa e Democrática” Participativa, pois onde há participação existe compromisso de todos, Democrática, creio que debatendo idéias e opiniões, chegaremos ao resultado final, discutindo e não impondo. “ ... participação: uma base afetiva, onde se participa por sentir prazer na realização de coisas, numa interação com os outros,e uma base instrumental, visto que fazer coisas em interação com os outros é muito mais eficiente e eficaz que faze-las sozinho.”(SANTOS, 2003)


Por Professora Katya Barros

11 comentários:

  1. PARABÉNS VOCE ME AJUDOU MUITO GOSTEI

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  2. PARABÉNS, SUA PROPOSTA IRÁ ME AUXILIAR MUITO PARA ELABORAR A MINHA, OBRIGADA.

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  3. Achei muito valioso sua proposta de trabalho na escola. Comprei algumas ideias.

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  4. as melhorias na escola devem ser concretizada com o dinheiro dos impostos já pagos pelo cidadão e não por bingos, almoços, et...isso é tirar mais dinheiro da comunidade que já paga seus impostos.A qualidade da educação é premissa de lei e deve ser garantida pelo poder público e não retirada de mais contribuição dos cidadãos de direito

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  5. obrigada, você vai me ajudar muito com sua proposta, starei elaborando a minha com um modelo a seguir, mais uma vez obrigada.fatimavieira-teresina piauí

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  6. Obrigada, ESTAVA SEM EMBASAMENTO TEORICO PARA FAZER A MINHA PROSPOSTA DE TRABALHO JÁ SURGIU UMA LUZ NMO FUNDO DO TUNEL

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  7. adorei. agora e preciso executar. sigam em frente

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  8. Muito boa mesmo, bem conceituada,me ajudou muito para que eu possa fazer a minha proposta pedagógica, e a seguir executá-la. muito obrigada.....

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