quinta-feira, 22 de outubro de 2009

“HIP HOP NA ESCOLA” - 2008 e 2009

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL JOÃO MEDEIROS CALMON
DOCENTE: FABRICIA ALVES MARTINS


PROJETO DE DANÇA “HIP HOP NA ESCOLA”


COMODORO-MT, 02 DE MARÇO DE 2009.


INTRODUÇÃO

O projeto de dança “Hip Hop na Escola” deverá abranger crianças e adolescentes do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries na Escola João Medeiros Calmon, dos períodos matutino e vespertino, do mês de Março a Dezembro de 2009.

A origem e as raízes da cultura Hip-Hop estão contidas no sul do Bronx em nova Iorque (EUA). A idéia básica desta cultura era e ainda é: haver uma disputa com criatividade. Não com armas; uma batalha de diferentes (e melhores) estilos, para transformar a violência insensata em energia positiva. (VENTURA, B. História da cultura do hip hop)


OBJETIVO

A dança é um meio de atrair a atenção, principalmente de crianças e adolescentes, tornando-os mais disciplinados e participativos.
O principal objetivo desse projeto é inclusão de alunos em idade e etapas diferentes num mesmo grupo, podendo assim se interagir e perceberem a diversidade entre eles mesmos.

O que era senso comum agora tem poderosa base científica para sustentar-se: a música é uma poderosa aliada educacional. Não só para acalmar e disciplinar aquela classe de adoráveis exus mirins (...) mas para estimular diversas áreas do cérebro e facilitar o aprendizado. (BUENO,C. Música e educação: um casamento feliz).

O incentivo a uma aula dinâmica com tema atual, que interesse aos alunos, torna a convivência entre eles e com as pessoas com quem se relacionam muito mais harmoniosa. Assim poderão desenvolver a capacidade de ouvir se expressar no ritmo.


METODOLOGIA

Através de uma boa interação entre alunos e professor, as aulas deverão ser teóricas e práticas, fazendo-se uma seleção que abranja uma diversidade de sexo, idade, etapa escolar e desenvolvimento motor.
Somando-se (05) cinco horas de aula por semana, com (02) duas horas de planejamento, deverão ser trabalhadas (20) vinte aulas por mês de ensaios para ser montadas coreografias com o propósito de apresentações em eventos municipais.

JUSTIFICATIVA

Com o intuito de diversificar as atividades na escola através de um grupo heterogêneo, o projeto de dança é uma opção importante para o dinamismo escolar.
A dança é uma arte que está sempre se renovando e conquistando, cada vez mais, adeptos dos exercícios do corpo e da mente. A dança é uma paixão entrelaçada com a educação. Assim, Bueno afirma:

A música é um dos estímulos mais potentes para estimular os circuitos do cérebro. Além de ajudar no raciocínio lógico-matemático, contribui para a compreensão da linguagem e para o desenvolvimento da comunicação, para a percepção de sons sutis e para o aprimoramento de outras habilidades. (BUENO, C. Música e educação).

Acredita-se também que a dança proporcionará aos alunos, além da interação no grupo, o respeito ao limite do próximo, desenvolvendo a capacidade de ouvir. Isso porque só poderão fazer parte do projeto bons alunos, ou seja, alunos que não tenham ocorrências e/ou problemas durante as aulas.


RECURSOS

Para o desenvolvimento desse projeto serão utilizados recursos como: aparelhos de som, CD’s e DVD’s de Hip Hop, roupas de cor preta, bem como acessórios afins.
Para as aulas teóricas serão utilizados materiais pesquisados sobre o assunto, como textos. É importante que os alunos estejam a par do que na prática deverão trabalhar.
Assim, será feita uma pesquisa sobre a origem da dança, os principais passos, roupas devidas e etc. para que o projeto seja o mais progressivo possível.

AVALIAÇÃO

O processo avaliativo se dará através da participação dos alunos, bem como sua coordenação motora, aplicação, comportamento no projeto, assiduidade, desenvolvimento de ritmo e bom comportamento em sala de aula.

Casar música e educação dentro de uma sala de aula, além de gerar resultados animadores e gratificantes, faz com a difícil tarefa de ensinar seja muito mais gostosa e divertida. E não é só o aluno que ganha com isso... (BUENO, C. Música e educação: um casamento feliz.)

BIBLIOGRAFIA

BUENO, C. Música e educação: um casamento feliz. Disponível em: . Publicado em: 29/06/2000. Acesso em: 12/03/2009.

VENTURA, B. História da cultura hip hop. Disponível em: . Publicado em 04/12/2006. Acesso em: 12/03/2009.

Por Professora Katya Barros

2 comentários:

  1. EU QUERIA VER AS FOTOS DA FORMATURA DOS ALUNOS DE 2008.

    ResponderExcluir
  2. SEMPRE ESTUDEI AI E AGORA QUERIA VER ALGUMAS FOTOS DA MINHA TURMA PARA MATAR A SAUDADE. ASS:WILLIAN SOUZA REIS

    ResponderExcluir