quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Projeto Regiões 2009 - Gestar Matemática

Resumo

O projeto “Regiões” será desenvolvido na escola João M. Calmon pelas professoras de Matemática Cleonice Heinen e Eli Maria, nas salas das séries finais do ensino fundamental sob a supervisão e coordenação escolar da professora Katya L. Barros.
Terá a duração de aproximadamente 10 aulas, período este em que serão realizadas pesquisas sobre as regiões brasileiras, clima, vegetação, turismo, economia, relevo e suas bandeiras, costumes, hábitos e demais informações necessárias ao desenvolvimento concreto do presente projeto.
Para encerramento será elaborado a planta baixa das bandeiras e apresentação das pesquisas e das informações coletadas e trabalhadas conforme os objetivos propostos no presente projeto e posterior apresentação dos grupos aos demais alunos da sala.


Justificativa


A escolha deste tema permite uma revisão de conceitos matemáticos que, por vezes, podem nos ajudar a encontrar uma boa solução para uma situação-problema.


Objetivo geral

Construir conhecimentos matemáticos em ação, partindo de uma situação-problema significativa para buscar e elaborar procedimentos e conceitos matemáticos, adquirindo habilidades diversas.


Objetivos específicos

· Resolver situações-problema;
· Aprender a identificar e calcular a razão, porcentagem e proporção;
· Aprender a reconhecer e aplicar os tipos de grandezas proporcionais gráficas e numéricas;
· Aprender a demonstrar o conceito de escalas, área, ângulo, densidade e perímetro, relacionando com as suas unidades e cálculos em polígonos;
· Aprender a entender os aspectos da representação gráfica dentro da educação matemática;
· Aprender a reconhecer as formas geométricas;
· Conhecer as bandeiras dos estados brasileiros.


Enfoque Pedagógico


O enfoque pedagógico adotado nesse projeto é construtivista, onde se pressupõe que conhecimento é (re) construído pelos indivíduos quando interagem com o ambiente.
Aqui é reservado ao aluno o papel de sujeito no processo de aprendizagem,participando ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros e onde o erro é considerado como um trampolim na rota da aprendizagem.
Os conceitos são formados através do contato com o mundo e com as outras pessoas. Neste ambiente, o papel do professor é o de provocador e estimulador de experiências e deve ser capaz de propor estratégias ou caminhos para buscar respostas, levando os alunos a construir o seu próprio conhecimento, experimentando e registrando o resultado de suas experimentações e observações, com o objetivo de se alcançar os objetivos educacionais propostos.

Etapas e Estratégias
1º Etapa
Definições de papeis. Reunidos em grupos de quatro alunos cada, realizarão uma discussão sobre os diferentes procedimentos a serem desenvolvidos, assim como as maiores dificuldades inerentes à resolução da situação-problema.
2º Etapa
Pesquisa em livros, mapas e internet sobre o tema proposto;
3º Etapa
Discussão livre no pequeno grupo trocando diferentes interpretações possíveis da situação-problema e estratégias de resolução utilizadas pelos diferentes integrantes do grupo. Faça o registro das estratégias consideradas mais interessantes e criativas, escrevendo-as numa folha grande fornecida pelo professor, analisando e discutindo as principais diferenças entre esses procedimentos. Um relator do grupo apresentará (com a ajuda dos demais membros) os procedimentos utilizados e suas curiosidades e diferenças observadas pela equipe.
4º Etapa
Cada relator expõe oralmente o cartaz com os procedimentos mais interessantes abrindo espaço para discussão com os demais participantes procurando centrar a discussão nas produções diferentes daquelas habitualmente utilizadas em sala de aula, assim como presentes nas soluções, e, em especial, nas dificuldades com conceitos matemáticos constatadas nas buscas de soluções.
5º Etapa
Retomando os pequenos grupos, discutir em cada equipe qual foi a maior dificuldade na resolução entre as muitas atividades propostas. Sem dúvida no grupo deverá aparecer mais de uma dificuldade, mas o grupo deverá, sem perda de tempo, optar por apenas uma e buscar compreender as razões dessas dificuldades
Esse momento é destinado a uma discussão acerca das experiências realizadas com as atividades propostas. Poderão ser debatidas tanto dificuldades de ordem metodológicas, ou seja, no fazer pedagógico, como de ordem matemática, ou seja, dificuldades matemáticas.
Neste momento, os alunos devem colocar em uso as mais variadas ferramentas de trabalho e considerar as perspectivas de trabalho colaborativo.
6º Etapa
Esse momento é destinado a uma discussão acerca das experiências realizadas com as atividades propostas. Poderão ser debatidas tanto dificuldades de ordem metodológicas, ou seja, no fazer pedagógico, como de ordem matemática, ou seja, dificuldades matemáticas.
Neste momento, os alunos devem colocar em uso as mais variadas ferramentas de trabalho e considerar as perspectivas de trabalho colaborativo.
7º Etapa
Desenvolvimento da planta baixa das bandeiras e também das formas e localização da região no mapa brasileiro.
8º Etapa
Avaliação. Socializar as dificuldades apresentadas pela sala. A discussão deve ser no sentido de buscar compreender as possíveis causas das dificuldades apresentadas no conteúdo matemático e possíveis formas de suas superações. Ao longo das discussões, um relator previamente escolhido deverá registrar no quadro as principais conclusões da sala.

Cronograma


As atividades serão desenvolvidas em dez aulas de 50 minutos cada. Totalizando desta maneira 500 minutos.

ESCOLA MUNICIPAL JOÃO MEDEIROS CALMON
GESTAR II - PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - MATEMÁTICA


Projeto: “REGIÕES”


PROFESSORAS: CLEONICE HEINEN E ELI MARIA
COORDENADORA DO GESTAR: GISELI MARTINS
COORDENADORA ESCOLAR: KATYA L. BARROS

Comodoro- MT
2009

ESCOLA MUNICIPAL JOÃO MEDEIROS CALMON
GESTAR II - PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - MATEMÁTICA


Projeto: “REGIÕES”

Projeto apresentado ao curso do Gestar II – Matemática, sob a coordenação da professora e tutora Giseli Martins do CEFAPRO de Pontes e Lacerda, com o objetivo de trabalhar a Unidade 5 – “Explorando conceitos matemáticos numa discussão sobre esportes – proporcionalidade e medidas”, na Escola Municipal João Medeiros Calmon no ano de 2009.


Comodoro- MT
2009


Por Professora Katya Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário