quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PROFESSOR PARTICIPATIVO PROFESSOR CRIATIVO - 2007

PROFESSOR PARTICIPATIVO PROFESSOR CRIATIVO

Período: de 06 a 09 de fevereiro de 2007
CARGA HORÁRIA – 28 HORAS

PROGRAMA PRIMEIRA ETAPA
EMENTA
CONTEÚDO
*Reflexão sobre a metodologia ensinada no *Ensino Fundamental:
*O processo do ensino e aprendizagem.
*Memória e criatividade na educação:
*Planejamento

- Tipos de memória;
-Funcionamento da memória;
-Como ativar a memória;
-Motivação;
-Emoção;
-Práticas para resgate da memória;
-O que deve ser decorado;
-Criatividade: herança biológica X estimulação;
-Os dois hemisférios cerebrais;
-Alfabetização emocional;
-Recursos da mente;
-Passos do aprendizado;
-Diversidade;
-O papel da escola;
-Professor aprendiz.

OBJETIVOS
PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS
- Proporcionar momentos de reflexão e participação na organização escolar, no desenvolvimento da aprendizagem, elaborando questionamentos e aprendendo sobre as múltiplas habilidades e criatividades na educação.





* Facilitar aos participantes o desenvolvimento de um processo auto-aprendizagem da disciplina, com audio-visuais, contribuindo para o cotidiano de sua atividade docente;
* Leituras, debates, seminários exposição e relatórios.
* Dramatizações


AVALIAÇÃO
RECURSOS UTILIZADOS

Ocorrerá de forma continua, dando ênfase a participação do professor e sua assiduidade,.
Televisão, dvd, micro sisten, CDs, xérox, transparências, sulfite, canetas, lápis, pincel atômico, flip shart.


ESTADO DE MATO GROSSO
PREFEITURA MUNICIPAL DE COMODORO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTES
ESCOLA MUNICIPAL “JOÃO MEDEIROS CALMON”

Planejamento e Trabalho

Formação Continuada Para Professores:

PROFESSOR PARTICIPATIVO PROFESSOR CRIATIVO

“Aprender” nada mais é do que descobrir, estabelecer conexões, associar o que se ouve a experiências e emoções vividas”.
Celso Antunes


Rua dos Ipês nº. 4179 – Centro – Comodoro/MT-2006
Cep. 78.310.000 – Telefone 283- 2250


JUSTIFICATIVA


Nos dias atuais, o avanço tecnológico tem dispersado o interesse dos educandos pela escola, cabendo ao professor provocar estímulos que venha despertar o interesse dos mesmos na descoberta do aprendizado escolar.
O professor deve estar sempre ativo, participando de debates, discutindo, sugerindo, aprendendo através do ouvir os colegas e de sua própria pratica pedagógica.
A formação continuada, confere oportunidades para que isto ocorra com mais freqüência na escola. Escolhemos o autor Celso Antunes, no qual discute assuntos referentes a habilidades cognitivas, criatividade e mecanismos da memória. Contribuindo de forma que o professor analise sua pratica metodológica, procurando encontrar estratégias na qual o educando consiga desenvolver uma aprendizagem significativa e prazerosa.

CRONOGRAMA
FORMAÇÃO CONTINUADA
MÊS
DIA
HORAS
ABRIL
21
08
MAIO
19
08
AGOSTO
25
08
OUTUBRO
06
08
NOVEMBRO
16
08

TOTAL DE HORAS......40 H

A cada 15 dias estudo na hora-atividade horário:
17:00 às 18:00 h– Pré, 1º ano, 2ª séries
18:00 às 19:00 h– 3ª e 4ª séries

Nenhum comentário:

Postar um comentário