quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PROJETO “A IMPORTÂNCIA DO JORNALISMO EM GEOGRAFIA” - 2009

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA JOÃO MEDEIROS CALMON
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
DOCENTE: FABRICIA ALVES MARTINS

PROJETO “A IMPORTÂNCIA DO JORNALISMO EM GEOGRAFIA”


COMODORO, 23 DE MARÇO DE 2009.

INTRODUÇÃO

O projeto deverá abranger os alunos das 8ª séries matutino e vespertino na Escola João Medeiros Calmon, de Março a Julho de 2009. Dessa forma, este projeto deverá incentivar os alunos a assistirem os telejornais associando-os com a disciplina de geografia. De acordo com o site da Wikipedia, O telejornalismo no Brasil surgiu nos anos 50 com a TV Tupi, que entra no ar com o papel exclusivo de apresentadora de espetáculos.

OBJETIVO

O telejornalismo é uma forma de estar atualizado sobre as questões do mundo inteiro. Sendo assim, o principal objetivo do projeto é incentivar os alunos a assistirem o jornal (a nível nacional) para estarem atualizados e poderem mostrar seus conhecimentos correlacionados à Geografia.

METODOLOGIA

O projeto deverá ser desenvolvido com a interação do ambiente escolar com o residencial. Deverão ser elaborados relatórios semanais das principais notícias relacionadas à disciplina Geografia.
Os alunos deverão ver telejornais de diferentes emissoras, tendo que assisti-lo diariamente e elaborar um relatório que contenha as notícias e seu comentário pessoal sobre a mesma.
Bimestralmente os alunos deverão apresentar a notícia que mais lhe agradou para o restante da sala como forma de avaliação (trabalho) escolar.

JUSTIFICATIVA

Muitas vezes crianças e adolescentes não têm o hábito de assistir programas jornalísticos, onde questões geográficas estão diretamente inseridas.
Tendo este trabalho como forma de avaliação, os alunos de início, se sentirão obrigados a assistir os jornais, mas, com o passar do tempo, verão que estarão muito mais atualizados e com muito mais assunto para se apresentarem. Isso começará a dar prazer a eles.

A escola, já há muito tempo, tem perdido sua “potência” na visão da comunidade que não tem encontrado nela (...) as ferramentas de que necessita para satisfazer suas necessidades. Estaria o trabalho com o jornal tocando nestes pontos? (...) o trabalho com este material esteja trazendo para a escola, para o professor, para o aluno, para a relação pedagógica, para o currículo etc. ( TRINDADE, A. Alberto)

Hoje em dia, com a Globalização, as pessoas se vêm cada vez mais necessitadas de adquirir conhecimento, pois quem para no tempo, ou seja, não se atualiza, estudando, adquirindo diplomas, certificados, lendo jornais ou assistindo-os, acaba por ficar a mercê desta sociedade moderna globalizada.


RECURSOS

Para o desenvolvimento desse projeto os recursos utilizados serão televisão para assistir às notícias diariamente, materiais para a produção dos relatórios como papel sulfite (ou almaço), canetas, impressora, cartazes (para a apresentação bimestral) etc.

AVALIAÇÃO

O processo avaliativo se dará através das pesquisas das notícias que passarão nos telejornais diariamente.
Assim, semanalmente, os relatórios terão notas, bem como os trabalhos bimestrais sobre uma notícia das que foram vistas durante o bimestre.
Serão marcadas datas para a entrega dos relatórios e trabalho bimestral. Uma última avaliação será feita com relação ao conhecimento adquirido pelos alunos em forma de debates ao final do projeto.


Enquanto produto cultural, o jornal traz informação atual, artigos de opnião, reportagens; em resumo, traz o movimento político, econômico e cultural da vida social. O que acontece no mundo, no país, no estado, na sociedade, no bairro está no jornal. (...) Enquanto material pedagógico: o material “tem um movimento” (é atualizado) (...) possibilita “formular hipóteses” do que será o amanhã (...) é rico em informação. (...) parece que o jornal “cai como uma luva” nas necessidades atuais da escola, do aluno, da comunidade, do professor. (TRINDADE, A. Alberto)


BIBLIOGRAFIA

Disponível em:
<http://www.alb.com.br/anaisjornal/jornal2/Textos/Mesa_Redonda/SALA1-AntonioAlbertoTrindade.htm> Acesso em: 17/03/2009


Por Professora Katya Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário