domingo, 25 de outubro de 2009

Projeto "Impostos" Gestar II Matemática

Identificação

Tema: “Impostos”

Instituição: E. M. João Medeiros Calmon

Público-alvo: alunos das séries finais do ensino fundamental de 9 anos

Professores: Cleonice Heinen e Eli Maria

Coordenadora do Gestar: Giseli Martins

Coordenadora Escolar: Katya L. Barros

Gestora Escolar: Andréa J. C. Bordinhão


Resumo

O projeto “Regiões” será desenvolvido na escola João M. Calmon pelas professoras de Matemática Cleonice Heinen e Eli Maria, nas salas das séries finais do ensino fundamental sob a supervisão e coordenação escolar da professora Katya L. Barros. O presente projeto, terá a duração de aproximadamente 10 aulas, período este em que serão realizadas pesquisas sobre os impostos pagos sobre as mercadorias e serviços. No primeiro momento será realizado um estudo sobre o que são os impostos, como são aplicados, quais suas funções, como são cobrados, onde são aplicados e os conceitos das siglas IPVA, IPTU, IOF, ISS, CPMF, IPI, ICMS, GTS, RPF e outros impostos e suas aplicações para o andamento da maquina social e econômica do pais. Num segundo momento será trabalhado o que os alunos fazem com seu tempo, suas 24 horas diárias, num estudo e interpretação dos resultados. Posteriormente serão trabalhados os problemas propostos no caderno do aluno do Gestar II, correspondente ao assunto e um estudo do Resumo Geral dos Recebimentos do IPTU municipal por bairros e sua aplicação na saúde e educação municipal. A escolha deste tema permite uma revisão sobre a prática da matemática tradicional em sala de aula, propondo aulas mais concretas e atrativas para os alunos. Dentro da educação matemática, o objetivo do projeto é construir conhecimentos matemáticos em ação, partindo de uma situação-problema significativa para buscar e elaborar procedimentos e conceitos matemáticos, adquirindo habilidades diversas como a exploração de situações-problema, gráficos, representações equivalentes, porcentagens, regras de três simples, cálculos mentais, uso da calculadora, ângulos, legendas, freqüências absolutas e relativas, graus, médias, moda e mediana. O enfoque pedagógico adotado nesse projeto é construtivista, onde se pressupõe que conhecimento é (re) construído pelos indivíduos quando interagem com o ambiente.

Justificativa

A escolha deste tema permite uma revisão sobre a prática da matemática tradicional em sala de aula, propondo aulas mais concretas e atrativas para os alunos.

Objetivo geral

Construir conhecimentos matemáticos em ação, partindo de uma situação-problema significativa para buscar e elaborar procedimentos e conceitos matemáticos, adquirindo habilidades diversas.

Objetivos específicos

Mobilizar conhecimentos e habilidades para resolver situações-problema;

Identificar taxas pagas pelos cidadãos de nosso pais aos governos federais, estaduais e municipais e sua aplicação no nosso município;

Trabalhar a consciência social e fiscal;

Trabalhar a educação matemática de forma a construir conhecimentos matemáticos como a exploração de situações-problema, gráficos, representações equivalentes, porcentagens, regras de três simples, cálculos mentais, uso da calculadora, ângulos, legendas, freqüências absolutas e relativas, graus, médias, moda e mediana.

Enfoque Pedagógico

O enfoque pedagógico adotado nesse projeto é construtivista, onde se pressupõe que conhecimento é (re) construído pelos indivíduos quando interagem com o ambiente.

Aqui é reservado ao aluno o papel de sujeito no processo de aprendizagem,participando ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros e onde o erro é considerado como um trampolim na rota da aprendizagem.

Os conceitos são formados através do contato com o mundo e com as outras pessoas. Neste ambiente, o papel do professor é o de provocador e estimulador de experiências e deve ser capaz de propor estratégias ou caminhos para buscar respostas, levando os alunos a construir o seu próprio conhecimento, experimentando e registrando o resultado de suas experimentações e observações, com o objetivo de se alcançar os objetivos educacionais propostos.


Etapas e Estratégias


1ª Etapa

Definições de papeis. Reunidos em grupos de quatro alunos cada, realizarão uma discussão sobre os diferentes procedimentos a serem desenvolvidos, assim como as maiores dificuldades inerentes à resolução da situação-problema.

2ª Etapa

Pesquisa em livros, mapas e internet sobre o tema proposto;

3ª Etapa

Discussão livre no pequeno grupo trocando diferentes interpretações possíveis da situação-problema e estratégias de resolução utilizadas pelos diferentes integrantes do grupo. Faça o registro das estratégias consideradas mais interessantes e criativas, escrevendo-as numa folha grande fornecida pelo professor, analisando e discutindo as principais diferenças entre esses procedimentos. Um relator do grupo apresentará (com a ajuda dos demais membros) os procedimentos utilizados e suas curiosidades e diferenças observadas pela equipe.

4ª Etapa

Cada relator expõe oralmente o cartaz com os procedimentos mais interessantes abrindo espaço para discussão com os demais participantes procurando centrar a discussão nas produções diferentes daquelas habitualmente utilizadas em sala de aula, assim como presentes nas soluções, e, em especial, nas dificuldades com conceitos matemáticos constatadas nas buscas de soluções.

5ª Etapa

Retomando os pequenos grupos, discutir em cada equipe qual foi a maior dificuldade na resolução entre as muitas atividades propostas. Sem dúvida no grupo deverá aparecer mais de uma dificuldade, mas o grupo deverá, sem perda de tempo, optar por apenas uma e buscar compreender as razões dessas dificuldades.

6ª Etapa

Esse momento é destinado a uma discussão acerca das experiências realizadas com as atividades propostas. Poderão ser debatidas tanto dificuldades de ordem metodológicas, ou seja, no fazer pedagógico, como de ordem matemática, ou seja, dificuldades matemáticas.

Neste momento, os alunos devem colocar em uso as mais variadas ferramentas de trabalho e considerar as perspectivas de trabalho colaborativo.

7ª Etapa

Avaliação. Socializar as dificuldades apresentadas pela sala. A discussão deve ser no sentido de buscar compreender as possíveis causas das dificuldades apresentadas no conteúdo matemático e possíveis formas de suas superações. Ao longo das discussões, um relator previamente escolhido deverá registrar no quadro as principais conclusões da sala.


Cronograma

As atividades serão desenvolvidas em dez aulas de 50 minutos cada. Totalizando desta maneira 500 minutos.

Referências

AFONSO, P. e AFONSO, M. Resolução de problemas em matemática: ensina-se primeiro e avalia-se depois ou ensina-se avaliando? Actas do prof/Mat 95, 1995.

ALMOULOUD, Saddo. Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2008.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Inteciência, 1978

ESCOLA MUNICIPAL JOÃO MEDEIROS CALMON

GESTAR II - PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - MATEMÁTICA


Projeto: “IMPOSTOS”

PROFESSORAS: CLEONICE HEINEN E ELI MARIA

COORDENADORA DO GESTAR: GISELI MARTINS

COORDENADORA ESCOLAR: KATYA L. BARROS

Comodoro- MT

2009


ESCOLA MUNICIPAL JOÃO MEDEIROS CALMON

GESTAR II - PROGRAMA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - MATEMÁTICA


Projeto: “IMPOSTOS”

Projeto apresentado ao curso do Gestar II – Matemática, sob a coordenação da professora e tutora Giseli Martins do CEFAPRO de Pontes e Lacerda, com o objetivo de trabalhar a Unidade 5 – “Explorando conceitos matemáticos numa discussão sobre esportes – proporcionalidade e medidas”, na Escola Municipal João Medeiros Calmon no ano de 2009.

Comodoro- MT

2009



Por Professora Kátya Barros

2 comentários:

  1. Achei muito interessante.
    Obrigada

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  2. excelente blog para apresentar aos alunos da nossa escola zona norte sp, ótimo tema, parabéns pela dedicação e didatica

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