quinta-feira, 22 de outubro de 2009

HIGIENE PESSOAL: CUIDADOS COM O CORPO -

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL JOÃO MEDEIROS CALMON

HIGIENE PESSOAL: CUIDADOS COM O CORPO


Elaboração e Desenvolvimento: Professora Regina Aparecida Catelani
Apoio a Elaboração e Desenvolvimento: Wellita das Graças Gomes
Coordenação Pedagógica a Elaboração e Desenvolvimento: Katya Lucianni de Barros


Comodoro-MT
2009

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL JOÃO MEDEIROS CALMON

HIGIENE PESSOAL: CUIDADOS COM O CORPO

Projeto elaborado a fim de contemplar as necessidades de uma educação voltada para o trabalho sobre higiene pessoal e corporal na educação infantil, na sala de 5 anos, da E. M. João Medeiros Calmon no ano de 2009.


Comodoro-MT
2009

1. INTRODUÇÃO


Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma práticaparticipativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes coma linguagem do próprio corpo.
A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível efundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é precisofacilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeitodo próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre suaimportância de colocar em prática certos hábitos que contribuirãodecisivamente no cuidado com o corpo.
Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajudam a viver melhor, sem dúvidaalguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.
Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando eincentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene.
Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo desconforto em nossosalunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar.
É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo umatomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura,etc.
Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nossocorpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios..


2. DELIMITAÇÃO DO TEMA


O presente projeto, esta voltado para a Educação Infantil, especificamente para as sala de 5 anos, durante 1 semestre na E. M. João Medeiros Calmon, no município de Comodoro-MT, no ano de 2009.


2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA


Por que muitas crianças vêm para a escola sem os cuidados de higiene pessoal e corporal necessários a uma vida saudável?


3. HIPÓTESES


ü Os pais e responsáveis já não possuem tempo para observar e checar seus filhos antes que venham para a escola.
ü Os alunos desta faixa etária ainda não conhecem a importância da higiene pessoal e corporal.


4. JUSTIFICATIVA


A infância é uma das fases mais decisivas na construção de condutas e a escola como uma instituição social é privilegiada pelo fato de poder desenvolver trabalhos sistematizados e contínuos. Os alunos precisam responsabilizar-se com crescente autonomia por sua higiene pessoal e corporal, percebendo-a como fator de bem-estar e como valor da convivência social. Portanto, faz-se necessário contribuir com medidas práticas para que os alunos possam ter autonomia no cuidado com o corpo, como por exemplo, lavar as mãos antes das refeições e após as eliminações, limpeza de cabelos e unhas, cuidado com piolhos, higiene bucal e banho diário: favorecendo assim a saúde individual e coletiva.
É fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta informa-los, é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolve-los.
A higiene pessoal e corporal é tratada como condição para a vida saudável e deve ser trabalhada na escola e também em casa pela família e pelos responsáveis, mostrando que em casa esse assunto também é importante para o próprio aluno e para sua família.


5. OBJETIVOS


5.1 Gerais

Sensibilizar os alunos sobre a importância do auto - cuidado com a saúde individual e coletiva, proporcionando conhecimentos das partes do corpo que devem ser higienizadas todos os dias, com freqüência, e aquelas que devem ser higienizadas periodicamente.


5.2 Específicos

· Estimular nos alunos a limpeza do corpo, principalmente nos cabelos em virtude dos piolhos, pés, mãos e boca;
· Estimularem as crianças a terem bons hábitos de higiene em todos os lugares e ocasiões que os cercam;
· Fazer com que incorporem a higiene em seu comportamento de forma espontânea;
· Identificar doenças causadas por falta de higiene;
· Transformar os alunos em multiplicadores da consciência da importância da higiene pessoal e corporal.


6. METODOLOGIA


ü As atividades serão realizadas no decorrer das aulas em sala, com apresentações de paródias de músicas infantis, para facilitar o desenvolvimento da ludicidade, com a finalidade de despertar a atenção e o interesse dos alunos pelo tema abordado;
ü Conversas informais com os alunos e com as famílias;
ü Confecção de murais e cartazes com ilustrações;
ü Apresentações de trabalhos elaborados pelos alunos;
ü Trabalhos com parlendas, móbiles, histórias, montagem de bonecos e maquetes, poesias, rodas de conversas, jograis, brincadeiras dirigidas, desenhos e danças;
ü Palestra para os pais com enfermeira;
ü Observação do piolho no microscópio.

Algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com osalunos. São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal.Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos,portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas dehigiene.
1.Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, eoutras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banhoprovoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeirasexteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento deassaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimentode piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de climaquente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico.De acordo com as necessidades locais, ensinar a fazer um chuveiro de lata.
SUGESTÕES:
· Realizar na sala de aula a "Feira do banho", trazendo todos osobjetos envolvidos na higiene corporal.
· Montar num pequeno balcão e esta exposição poderá ser usada toda vez queo assunto permitir.

2.Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantespara prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, asujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outrasdoenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticosrelacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas.
Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quandoexposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos detemperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostre que o vestuário éimportante na manutenção da temperatura corporal.

SUGESTÕES:
Utilizar cartazes ou murais para mostrar hábitos de vestuáriosdo Brasil e de outros países, sob as mais diferentes condições climáticas.
Mostrar a importância do sol na higiene da roupa.
Destacar a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter umlugar para guardar roupas sujas.
Mostrar a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos,correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos,espinhos, pedras, etc.
Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão,lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.
Dentes: Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde.A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momentopode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias, como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem.

SUGESTÕES:
Mostrar ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentesimpede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes. Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão.
Destacar os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes:a beleza de um sorriso; o mal-estar causado a sim e aos outros pelo mau hálito.

Cabelos: Devem ser cortados habitualmente. E lavados com shampoo ou sabão diariamente, ou então, duas vezes por semana.

SUGESTÕES:
Destacar os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e bem cortados.
Mostrar os riscos de cabelos grandes e sujos, que facilitam a proliferação de piolhos, caspas e ceborreias.



7. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS



a) A presente pesquisa será realizada na escola municipal João Medeiros Calmon de Comodoro – MT.
b) A população alvo serão os alunos da sala de 5 anos da educação infantil da escola municipal João Medeiros Calmon de Comodoro-MT.
c) As atividades serão acompanhadas pela coordenação pedagógica da escola em todas as suas etapas inclusive na avaliação do mesmo.
d) Cronograma das Atividades:

Etapas
Julho - 2009
Agosto - 2009
Setembro - 2009
Outubro - 2009
Novembro - 2009
Dezembro - 2009
Elaboração do projeto
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Observação
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Desenvolvimento

X
X
X
X

Avaliação





X
Tabulação dos dados e apresentação dos resultados





X



8. REFERÊNCIAS


ALMEIDA, M.T.P. Educação e Higiene. Petrópolis: Vozes, 2004.

ALMEIDA, Paulo Nunes de. “Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos”. 5ª ed.São Paulo:Loyola, 1994.CUNHA, Nylse Helena. Educação Corporal: Higiene e Saúde. São Paulo: Matese, 1994.FERREIRO,Emilia.”Processo de alfabetização”. Rio de Janeiro: Palmeiras,1998.MARCELINO, Nelson Carvalho. A Higiene Começa na Escola. Campinas. São Paulo: Autores Associados, 1996.RIZZI, Leonor & HAYDT, Regina Célia. Atividades para Aulas de Higiene Corporal. São Paulo: Atica, 1987.

VYGOTSKY, L. 1989. A formação social da criança. São Paulo: Martins Fontes.

KAMI, (Org). Brincar e Ensinar Higiene na Escola . São Paulo. Fontes. 1991.



Por Professora Katya Barros

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