domingo, 25 de outubro de 2009

Proposta de Progressão Parcial - Dependência na Escola Municipal João Medeiros Calmon para o Ano Letivo de 2009.

Proposta de Progressão Parcial - Dependência na Escola Municipal João Medeiros Calmon para o Ano Letivo de 2009.


Comodoro-MT/2009


Proposta de Progressão Parcial - Dependência na Escola Municipal João Medeiros Calmon para o Ano Letivo de 2009.


Proposta elaborada a fim de contemplar as necessidades de uma linha de trabalho diferenciada durante o ano letivo de 2009, na Escola Municipal João Medeiros Calmon, visando um melhor aproveitamento da Progressão Parcial- Dependência dos alunos do ensino fundamental.


Comodoro-MT/2009


1. DADOS GERAIS


1.1 Instituição
Escola Municipal João Medeiros Calmon


1.2 Gestão
Andréa C. J. Bordinhão


1.3 Coordenação e elaboração
Katya L. Barros


1.4 Desenvolvimento
Docentes das diversas áreas das Séries Finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) da Escola Municipal João Medeiros Calmon


1.5 Público - alvo
Discentes das Séries Finais do Ensino Fundamental (6ª a 8ª séries) da Escola Municipal João Medeiros Calmon com progressão parcial – dependência nas disciplinas das Séries Finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries).


2. RESUMO


A permanência e o sucesso do aluno na escola é uma das questões mais representativas dos debates educacionais, pois as taxas de repetência e evasão, apesar de estarem decrescendo anos após ano, ainda indicam que muitos dos nossos alunos fracassam principalmente os de camadas mais pobres. Um dos fatores que contribui para o fracasso escolar é o processo avaliativo. A partir da necessidade de solucionar os problemas de evasão e repetência, uma das alternativas encontradas foi à adoção dos regimes de progressão continua e progressão parcial, implicando em uma reorganização das escolas. Procurando compreender e modificar essa realidade é que este projeto foi elaborado como proposta de trabalho para este ano letivo de 2009, baseada na LDB 9394/96, na Resolução 382/04-CEE/MT, com a finalidade de delinear a adoção de um regime de progressão parcial onde o sucesso da aprendizagem do aluno seja o ponto central, norteando assim, as ações dos docentes nesse sentido, visando uma postura diferenciada também na avaliação da aprendizagem escolar desses alunos. Nesse sentido, a Progressão Parcial com Dependência é interessante porque busca a promoção do aluno, valorizando toda a aprendizagem adquirida durante o ano letivo, o que conseqüentemente traz satisfação ao aluno, a Escola e a família.



3. OBJETIVOS


3.1 Gerais

Oportunizar ao aluno reprovado em até 3 (três) disciplinas ( conforme Regimento Escolar e PPP), a partir da 6ª Série (conforme Resolução 382/04 – CEE/MT Art. 1 – I) realizar os estudos das disciplinas/áreas em que não obteve aprovação.


3.2 Específicos

• diminuir os índices de evasão e reprovação;
• evitar que o aluno ao repetir a série, venha a se reprovar em disciplina aprovada no ano anterior;
• elevar a auto-estima e interesse pelo estudo;
• diminuir despesas - aluno evadido ou reprovado custa mais para o Sistema.


4. JUSTIFICATIVA

As últimas décadas do século XX apresentaram um aumento significativo de matrículas no ensino fundamental da educação básica brasileira. A garantia e permanência destes estudantes no sistema escolar tornou-se uma das questões mais representativas dos debates educacionais. Na década de 80 (1988 - Ano base do Censo Escolar), o Brasil tinha 36 milhões de alunos matriculados na rede escolar de Ensino Fundamental, sendo que apenas 4% destes alunos matriculados chegavam ao ensino superior, o índice de repetência neste nível chegava a 20% e o de evasão a 13%. Os índices mais alarmantes focalizavam 50% de repetência da 1ª série para a 2ª série do Ensino Fundamental. (Abromowics, 1999)
Nos anos 90 (1997 - Ano base do Censo Escolar),36 milhões de alunos matriculados no ensino fundamental, 11,4% reprovaram e 11,1% evadiram. Nas séries inicias houve uma diminuição significativa dos índices de reprovação - 12, 8% - porém ainda eram considerados altos. (Sinopse da
Educação Básica - Censo Escolar - 1998)
Os dados do último censo escolar (2003 - Ano base do Censo Escolar) indicam que os índices de repetência - 12% - e abandono - 8% - no ensino fundamental ainda permanecem elevado, apesar da implantação de projetos que visem à permanência e o sucesso do aluno (programas de apoio à família para que as crianças permaneçam na escola e programas que visam à melhoria da escola publica).
Sucessivas reprovações repercutem na vida do estudante, levando a graves prejuízos escolares, emocionais e sociais, e causam nas redes ensino um “inchaço” no seu sistema, o grande número de alunos matriculados super lotas salas de aula, dificultando o trabalho dos professores.
A partir da necessidade de encontrar alternativas para enfrentar os problemas de evasão e repetência escolar foi proposto a adoção do regime de progressão continuada e progressão parcial, que implica em uma reorganização do sistema de ensino, principalmente, no trabalho docente e no processo de avaliação, pois parte do principio que a aprendizagem ocorre de forma constante e continua.
A LDB ampara a escola a adotarem os regimes de progressão continuada e progressão parcial: “os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem,observadas as normas do respectivo sistema de ensino” (art. 32, inciso IV, parágrafo 2º).
E, “nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a seqüência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino” (art. 24, inciso III).
Na Progressão Parcial para os alunos da 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, prevê que estes alunos cursem, paralela a série regularmente matriculados, as disciplinas da série anterior que não obtiveram êxito em turno diverso ao que o aluno encontra-se matriculado ou no mesmo turno, através de um calendário especial de atendimento, conforme Resolução 382/04-CEE/MT.
A progressão parcial oportuniza a não retenção do aluno. Porém, o aluno pode ficar em dependência em até 03 (três) disciplinas de acordo com o Regimento Escolar e PPP, e se ultrapassam esse número terão que repetir a série novamente.




5. PROCESSO METODOLÓGICO

Na Progressão Parcial com Dependência o aluno avança na série, recuperando no decorrer do ano, as disciplinas reprovadas no ano anterior.
O regime de Progressão com Dependência será desenvolvido da seguinte forma:
• 100% da carga horária da disciplina na série em que foi reprovado, desta sendo 50% de ensino presencial, com orientação dos professores, conforme calendário estipulado pela instituição e 50% à distância sob a forma de orientação de estudos planejados, acompanhados e avaliados por professor do componente curricular, devendo obter a nota mínima prevista para aprovação (60);
• deverá ter freqüência mínima de 75% de carga horária presencial;
• no regime de Progressão Parcial com Dependência será retomado tudo que essencial da disciplina na série;
• o professor de cada disciplina/área correspondente a dependência do aluno elaborará os estudos e avaliações e submeterá a aprovação da coordenação antes da aplicação.



6. CRITÉRIOS AVALIATIVOS

Os critérios avaliativos estarão a serviço do processo de ensino/aprendizagem, visando o crescimento do aluno e a reflexão da prática pedagógica por parte dos professores, ocorrendo da seguinte maneira:
• O aluno deverá obter nota mínima total de 6,0 para aprovação nos bimestres;
• A nota acima descrita será atribuída baseada nas avaliações bimestrais presenciais, nos trabalhos e estudos planejados e na assiduidade, participação e interesse dos alunos.

7. REFERÊNCIAS


ABROMOWICZ, Mere (1999). A avaliação e progressão continuada: subsídios para uma reflexão.In: CAPPELLETTI, Isabel (org.): Avaliação Educacional: Fundamentos e práticas. São Paulo, Editora Articulação Universidade/ Escola. P. 38 -54.

BRASIL, (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/96, Brasília.

HOFFMANN, Jussara (1996). Avaliação: Mito & Desafio. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

________. Escola Municipal João Medeirs Calmon (2008). Projeto Político - Pedagógico. Comodoro/MT. (cópia reprográfica)

________. Escola Municipal João Medeirs Calmon (2008). Regimento Escolar. Comodoro/MT. (cópia reprográfica)

________. INEP - Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacinais, (1999). Sinopse estatística da Educação Básica - Censo Escolar 98. Brasília, DF: MEC/INEP. Disponível em

______. Mato Grosso (2004). Conselho Estadual de Educação. Resolução 382/04.

______. (2004). Sinopse estatística da Educação Básica - Censo Escolar 2003. Brasília, DF: MEC/INEP. Disponível em


ANEXO I
HORÁRIO DE PROGRESSÃO PARCIAL - DEPENDENCIA - 2009
Duração: 09/03/2009 a 09/12/2009
Carga Horária Total: 100 horas presenciais

2ª feira | 3ª feira | 4ª feira | 5ª feira | 6ª feira


ANEXO II
CONTEÚDOS BIMESTRAIS POR DISCIPLINA/ÁREA PARA ALUNOS COM PROGRESSÃO PARCIAL COM DEPENDÊNCIA EM 2009
5ª Série
Disciplina Conteúdo 1º Bimestre Conteúdo 2º Bimestre Conteúdo 3º Bimestre Conteúdo 4º Bimestre
L. Portuguesa • Leitura: Fábulas, piadas;
• Escrita: avisos, diálogos;
• Linguagem verbal e não verbal;
• 4.Tipos de frases;
• Sílaba tônica;
• Oração e período;
• Ortografia;
• Substantivos; • Leitura: receitas e regras de jogo;
• Escrita: Verbetes de dicionários e cartas;
• Linguagem verbal e não verbal;
• Ortografia;
• Artigo;
• Substantivo;
• Pronomes;
• Adjetivos;
• Sujeito e predicado. • Leitura: Notícias;
• Escrita: Relatos de experiências;
• Sujeito e predicado;
• Classificação do sujeito;
• Concordância verbal;
• Numeral. • Leitura: conto;
• Escrita: diários;
• Ortografia;
• Sujeito e predicado;
• Revisão das classes gramaticais: artigo, substantivos, pronomes, adjetivos, numerais e verbos.

Matemática • Revisão de conteúdos do 5° Ano:
• Operações com números naturais
• (as quatro operações);
• Noções de geometria;
• Números naturais;
• Sistema de numeração egípcia e romana;
• Sistema de numeração indo-arábico;
• Organização, leitura e interpretação de dados em tabelas;
• Adição e subtração de números naturais;
• Arredondamento e estimativa;
• Multiplicação e divisão de números naturais;
• Medidas de tempo;
• Gráficos de colunas simples;
• Potenciação de números naturais;
• Expressões numéricas;
• Gráficos de barra simples.
• Figuras geométricas tridimensionais;
• Figuras geométricas planas;
• Idéia de ponto, reta e plano;
• Organização de dados em tabelas e infográficos;
• Simetria;
• Divisibilidade;
• Múltiplos;
• Leitura de gráficos de barra simples;
• Números primos;
• Máximo divisor comum;
• Mínimo múltiplo comum;
• Pentagrama;
• Leitura e interpretação de gráficos de barra simples.
• Idéias associadas e fração;
• Tipos de fração;
• Frações equivalentes;
• Cálculo de possibilidades de um evento;
• Comparação de fração;
• Adição e subtração com fração;
• Multiplicação e divisão com fração;
• Décimos, centésimos e milésimos;
• Números racionais na forma decimal;
• Adição e subtração com números na forma decimal;
• Multiplicação com números na forma decimal;
• Porcentagem e a forma decimal;
• Número na forma decimal e as moedas estrangeiras.
• Ângulos;
• Retas no plano;
• Localização e deslocamento;
• Linhas;
• Polígonos;
• Classificação de triângulos;
• Quadriláteros;
• Circunferência e círculo;
• Leitura e interpretação de um gráfico de setores;
• Grandezas;
• Sistema Internacional de Unidades;
• Comprimento, massa e capacidade;
• Média aritmética;
• Perímetro e área.

História • Revisão dos principais conteúdos do 5º ano;
• Local.
• Colonização: Índio; colonizadores de Mato Grosso (Entradas e Bandeiras);
• Migração.
• Global - Origem da humanidade;
• Evolução do ser humano;
• A vida paleolítica;
• O neolítico;
• A evolução agrícola;
• Idade dos metais;
• Os primeiros habitantes da América. • Local.
• Mineração;
• Pecuária;
• Cana-de-açúcar.

• Global.
• Civilizações orientais;
• Mesopotâmia;
• Egito. • Local.
• Expansão da pecuária;
• Dizimação dos povos indígenas
• (Mato Grosso);
• Ciclo da madeira;
• Grilagem e conflitos no Mato Grosso

• Global – Civilizações orientais;
• Persas, fenícios e hebreus;
• Índia e China • Local – Expansão agrícola no Mato Grosso
• Latifúndios, minifúndios, monoculturas, lavoura branca.

• Global.
• Civilização Grega e Romana.
Inglês • Cumprimentos;
• Pronomes pessoais;
• Verbo To be;
• Materiais escolares;
• Pronomes demonstrativos. • Escrita
• Cores
• Plural dos substantivos
• Profissões
• Pronomes demonstrativos
• . Números de (0-50);
• Dias da semana;
• Meses do ano;
• Estações do ano;
• Animais e natureza.
• Pronomes What/ Who/Where;
• Verbo There to be;
• Adjetivos;
• Países e nacionalidades;
• Partes do corpo.
Ciências • A terra: um planeta do Sistema solar.
• A água na Terra. • A estrutura da Terra.
• Conhecendo o solo. • O ar na Terra;
• A vida e o ambiente; • Os materiais se transformam.
• Variedades de ecossistemas.

6ª Série
Disciplina Conteúdo 1º Bimestre Conteúdo 2º Bimestre Conteúdo 3º Bimestre Conteúdo 4º Bimestre
L. Portuguesa • Leitura: Conto, Lendas
• Escrita: Relatórios de historias
• Resumos
• Ortografia
• Sujeito e predicado
• Classes gramaticais
• Tipos de sujeito
• Tipos de predicado
• Predicado do sujeito
• Pontuação e acentuação • Leitura- Narrativa de aventura
• Ensaios
• Bula de remédio
• Produção- Causos
• Advérbios
• Proposição
• Discurso direto/indireto
• Variedades lingüísticas
• Complementos verbais
• Pontuação e acentuação
• Leitura: Poemas, noticias
• Escrita: Poesia
• Autobiografia
• Variedades lingüísticas
• Verbos
• Interjeição
• Vocativo e aposto
• Ortografia
• Concordância verbal
• Pontuação e acentuação • Leitura- Romances;
• Narrativa de ficção
• Narrativa de enigma
• Produção escrita: Depoimentos
• Ortografia
• Concordância
• Classes gramaticais
• Adjunto adverbial e adnominal.
• Elementos textuais (coesa/coerência).
• Pontuação e acentuação.
Matemática • Ângulos
• Leituras e interpretação de dados, tabelas simples.
• Infográficos
• a) Números positivos e números negativos
• b) Números inteiros
• c) Por ordenados e números inteiros.
• d) Leitura e interpretação de gráficos de barras e de colunas.
• e) Adição e subtração com números inteiros.
• f) Operação na reta dos inteiros.
• g) Adição álgebra.
• h) Leitura e interpretações de gráficos que se completa.
• i) Multiplicação e divisão com números inteiros.
• j) Expressões numéricas.
• l) Construção de gráficos de barras e de colunas com números inteiros.
• m) Potenciação de números inteiros.
• n) Raiz quadrada.
• o) Calcular média aritmética e média ponderada. • ) Ângulos.
• b) Leitura e interpretação de dados em tabelas simples.
• c) Operações com medidas de ângulos.
• d) Ângulos consecutivos e ângulos opostos pelo vértice.
• e) Gráficos de setores.
• f) Números nacionais.
• g) Adição e subtração com números racionais.
• h) Construção de gráficos de setores.
• i) Multiplicação e divisão de números racionais.
• j) Tabelas de duplas entradas.
• Noções de álgebra
• Equações
• Soluções de uma equação
• Equações equivalentes
• Construção de tabelas de duplas entradas
• Sistemas de equação de primeiro grau
• Grandeza
• Razões
• Proporção
• Juros simples
• Calculo e interpretação da probabilidade de um evento • ) Distância.
• b) Quadrilátero
• c) Paralelograma
• d) Trapézio
• e) Triangulo
• f) Construção de triângulo
• g) Comparação de dados representados em gráficos de setores e de colunas.
• h) Decomposição e composição de figuras planas.
• i) Área.
• j) Cálculos de áreas de figuras planas.
• l) Calculo aproximando de área.
• m) Mosaicos.
• n) Ampliação e redução de figuras planas.
• o) Construção de gráficos de barra e de colunas duplas.
História • Revisão dos principais conteúdos do 6º ano;
• Local
• Expedição de Marechal C. Rondon;
• Global – Invasões Bárbaras;
• Decadência de Roma;
• Feudalismo. • Local – Capitanias hereditárias de São Paulo:
• Desmembramento de Mato Grosso;
• 2. Formação das primeiras cidades.
• Global – A Idade Média;
• Surgimento do comércio;
• Formação da Monarquia;
• Decadência do Feudalismo • Local – Exploração econômica dos recursos naturais:
• Seringal, pesca e poaia;
• Pesca e extração de óleo;
• Ervas e caças.
• Global – Renascimento:
• Contra reforma;
• Iluminismo. • Local
• A modernização da indústria de carne em Mato Grosso:
• Comercio exportador em Mato Grosso;
• Economia açucareira no Brasil;
• Global
• Expansão marítima de Portugal e Espanha para América e para terras Americanas:
• Destruição das grandes civilizações (Incas, maias, Astecas e Índios);
Inglês • Verbo To be;
• Respostas longas e curtas;
• Imperativo;
• Possessivos adjetivos;
• Caso genitivo. • Present continuous,
• Preposição/lugares,
• Pedir e dar informações, • Verbo “to have”
• Can/ May.
• Comidas e bebidas.
• Roupas • Presente simples.
• Horas.
• Números (50-100).
• Advérbios
Ciências • As interações entre os seres vivos.
• A energia luminosa e os seres vivos • A organização e a origem dos seres vivos.
• O registro da diversidade da vida. • O reino Planta(I)
• O reino Planta (II) • O reino animal: os invertebrados.
• O reino animal: os vertebrados

7ª Série
Disciplina Conteúdo 1º Bimestre Conteúdo 2º Bimestre Conteúdo 3º Bimestre Conteúdo 4º Bimestre
L. Portuguesa • Leitura: Estatuto; Regimento;
• Crônicas;
• Classes gramaticais;
• Concordância verbal;
• Ortografia;
• Verbo;
• Predicado verbal/nominal.
• Leitura de notícias e inventários;
• Escrita de resenha e relatórios;
• Ortografia;
• Vozes do verbo;
• Vocativo e aposto;
• Figuras de linguagem;
• Pontuação e acentuação. • Leitura: artigos e debates;
• Escrita: Cartas de reclamação, cartas de petição;
• Figuras de linguagem;
• Conjunções;
• Período simples/composto;
• Orações coordenadas;
• Complemento nominal;
• Orações subordinadas adverbiais;
• Vírgula nas orações subordinadas. • Leitura: Romance histórico; narrativa policial; reportagens e histórias em quadrinhos;
• Escrita: reportagens; orações coordenadas e subordinada adverbial; elementos textuais; pontuação e acentuação.
Matemática • Razões: porcentagem, proposição, regras de três simples, juros simples.
• Conjuntos numéricos.
• Números reais. • Noções básicas de geometria, ângulos e bissetriz.
• Média aritmética e média ponderada.
• Ângulos e polígonos, posição de retas no plano, mediano, polígonos, média.
• Triângulo: congruência, isósceles eqüilátero, variáveis descritas e contínuas. • Monômios e polinômios.
• Expressões com letras.
• Operações com monômios.
• d) Produtos notáveis.
• Fatoração.
• Equações. • Figuras geométricas não plana/ quadriláteros. Quadriláteros notáveis, propriedades do paralelogramo e dos trapézios.
• Equações do 1º grau com 2 incógnitas.
• Sistemas de sistema do 1º grau com 2 incógnitas.
• Ineqüações.
História • Revisão dos principais conteúdos do 7º ano;
• Local
• A época do ouro no Brasil;
• Ciclo de mineração brasileiro;
• Mercado interno;
• Vida nas cidades.
• Global
• Absolutismo, Inglês e Francês. • Local
• Independência do Brasil e Primeiro Reinado;

• Global
• Revolução Industrial;
• Do artesanato a monocultura;
• Iluminismo;
• Independência dos Estados Unidos;
• Revolução Francesa. • Local – Brasil da Regência ao Segundo Reinado
• Expansão cafeeira no Brasil;
• Abolição do tráfico negreiro;
• Chegada dos imigrantes.
• Global – Revolução na América e na Europa;
• São Martins Simon Bolívar;
• Revolução da América;
• Napoleão Bonaparte. • Local - A imigração e o trabalho na lavoura;
• Desenvolvimento dos meios de transportes para escoamento da produção cafeeira;
• Surgimento das cidades ao longo das ferrovias e rodovias.
• Global - Revoluções Européias;
• Itália e Alemanha;
• Guerra de secessão;
• Transformação social.
Inglês • Passado verbo To Be;
• Passado do verbo There;
• Passado contínuo;
• Pronomes objetivos;
• Pronomes possessivos. • Passado simples (verbos regulares e irregulares);
• When/whille;
• Números ordinais
• Coud/Might;
• Questions Tags;
• Quantifieks • Substantivos contáveis e incontáveis;
• Graus dos adjetivos;
• Too x very.
Ciências • O ser humano: evolução e estrutura;
• A nutrição: alimentos, nutrientes e digestão. • A nutrição: transporte e circulação do sangue;
• A nutrição: respiração e excreção. • A coordenação nervosa e hormonal;
• Os sentidos e a locomoção. • A reprodução humana;
• O gene: herança e evolução.

8ª Série
Disciplina Conteúdo 1º Bimestre Conteúdo 2º Bimestre Conteúdo 3º Bimestre Conteúdo 4º Bimestre
Matemática • Números reais
• Produtos notáveis
• Fatores e equações
• Ângulo e polígonos
• Sistemas de equações e inequações.
• Potencia e raízes • Equações do 2º grau.
• Semelhança.
• Relação no triângulo retângulo.
• Equações fracionárias e grandezas proporcionais
• Funções • Polígonos,
• Círculos, circunferência e sólidos.

Inglês • Futuro simples.
• Futuro imediato.
• Pronomes relativos.
• Pronomes reflexivos. • Voz passiva,
• Condicional. • Presente perfeito
• Would/ Should • Discurso direto e indireto;
• Textos narrativos;
• Verbos regulares e irregulares;
Ciências • As propriedades dos materiais.
• Transformações dos materiais. • As propriedades dos materiais.
• Transformações dos materiais. • Ondas, som e luz.
• A eletricidade e o magnetismo. • Movimentos e forças.
• Tecnologias de informações e comunicações


ANEXO III
LISTA POR DISCIPLINA/ÁREA DE ALUNOS COM PROGRESSÃO PARCIAL COM DEPENDÊNCIA EM 2009
Alunos Série - Dependência Disciplina/área Dependência
Bruna Karina 5ª série Matemática
Daniel Matheus 5ª série Matemática
Danielly Roque Pivante 5ª série Matemática
Felipe Lemos Brauno 5ª série Português
Josivan da Silva Aguiar 5ª série Matemática
Karla Kamyla Oliveira da Silva 5ª série História
Bluno Silva Mendes dos Santos 5ª série Port. / Mat.
Claudinéia Nambikuara Holotesu 5ª série Port. /Hist. /Mat.
Matheus Ângelo Pancetti 5ª série Port. /Hist.
Taysa Garcia Lisboa 5ª série Hist./ Mat.
Edinei 5ª série Port. /Hist. /Mat.
Weslei 5ª série História
Antonio 5ª série Ing./Hist.
Igor 5ª série Ing./Hist/Mat.
Lucas 5ª série Hist/Ciê./Mat.
Matheus 5ª série Ing./Mat.
Ricardo 5ª série Ing./Hist/Ciê.
Dhenes Candido da Silva 6ª Série Port./Ing.
Jarbas Selos Manfroi 6ª Série Português
Lucas Gabriel Inácio Ribeiro 6ª Série Português
Aylan Cardoso Rocha 6ª Série Português
Daniel Felipe Rodrigues Assis 6ª Série Port. /Hist.
Fagnum Gonçalves Barreto 6ª Série Port./Ing.
Francisco P. Neto 6ª Série Português
Gabriel Félix Cardoso 6ª Série Português
Josilaine da Silva Raimundo 6ª Série Português
Vanderson da Costa Zaias 6ª Série Português
Felipe Rios 6ª Série História
Eliseu F. Machado 6ª Série Matemática
Fabiana E. de Jesus 6ª Série Ciê./Mat.
Franciane N. de Melo 6ª Série Matemática
João Pedro de O. Nascimento 6ª Série Ciê./Mat.
Josimar de F. Oliveira 6ª Série Ciê./Mat.
Leonan Loes Pires 6ª Série Ciências
Luciana Aparecida de Souza 6ª Série Ciê./Mat.
Maicon Douglas da Silva 6ª Série Ciências
Vitor Eduardo Nascimento 6ª Série Ciê./Mat.
Alan Carlos de Aguiar Francisco 7ª Série Port. / Mat.
Dienifer Rodrigues de Lima 7ª Série Ing./Ciê./Mat.
Guilherme Wesley de Souza 7ª Série Inglês
Isair Cararo Junior 7ª Série Port. /Hist.
Osmair de Assis Moura 7ª Série Ing./Hist./Mat.
Cindy Iulli G. Albuquerque 7ª Série Hist./Ciê.
Gedean L. dos Santos 7ª Série Ing./Ciê./Mat.
Gisele de O. Cardoso 7ª Série Ing./Hist./Mat.
Eliane Machado 8ª Série Ciê./Mat.
Ketlen R. dos R. Barbosa 8ª Série Matemática
Patrícia Ronkoski 8ª Série Matemática
Tatiane S. Jorge 8ª Série Inglês
Valquíria da S. Viana 8ª Série Ing./Mat.

Por Professora Katya Barros

2 comentários: