SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIAPAL JOÃO MEDEIROS CALMON
PROPOSTA PEDAGÓGICA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
ANO LETIVO DE 2009
COMODORO/MT
2009
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIAPAL JOÃO MEDEIROS CALMON
PROPOSTA PEDAGÓGICA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
ANO LETIVO DE 2009
Proposta pedagógica de trabalho, elaborada e apresentada, como requisito para a candidatura a função de Coordenadora Pedagógica no exercício do ano letivo de 2009, para apreciação e posterior votação dos professores da instituição de ensino abaixo referida.
Instituição de Ensino: E. M. João Medeiros Calmon
Elaboradora/Candidata: Professora Katya Lucianni de Barros, Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, Habilitação em Séries Iniciais, Gestão e Administração Escolar, Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior e Mestrado em Ciências da Educação – Docência Universitária (cursando).
COMODORO/MT
2009
1. JUSTIFICATIVA
A escola, espaço de atuação dos educadores mantém uma relação dialética com a sociedade, estabelecendo uma inter- relação que contribui para sua reprodução ou transformação.
Esse movimento de reprodução e transformação é muitas vezes simultâneo o que traz implícito uma complexidade à prática dos educadores.
Compreender e explicar às contradições subjacentes às práticas educativas são alguns dos objetivos do trabalho da coordenação.
O entendimento dessas questões reforça a idéia de que o coordenador pedagógico, enquanto elemento articulador da elaboração e execução da proposta pedagógica precisa estar em um processo permanente de formação, sendo o profissional capaz de preparar e sensibilizar os educadores sobre tais mudanças e o que estas exigem da educação contemporânea.
"Serviço que visa a assegurar unidade de ação técnico-pedagógica em nível de escola.Visa também à eficiência e a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, oferecendo as melhores condições de ensino e facilitando o relacionamento professor-aluno”.(DUARTE, Sérgio Guerra. Dicionário brasileiro de educação. Rio de Janeiro: Edições Antares: Nobel, 1986. 175 p.)
A Coordenação Pedagógica é o elo que propicia os meios para que os alunos aprendam e se desenvolvam como seres humanos.
É uma atividade exercida por uma equipe de educadores, que estabelece uma dinâmica de interação para facilitar a caminhada em conjunto com as várias dimensões do ensino e aprendizagem, também disponibiliza subsídios que permitem o crescimento do grupo e articula o conjunto de programas desenvolvidos pela Unidade Escolar; no aprender a conhecer, aprender a viver; aprender a fazer a e aprender a ser.
Também é função da coordenação, organizar capacitações para professores, fazer atendimento a pais e alunos, dar sustentação pedagógica para os professores. Enfim, compete ao coordenador promover a redistribuição das responsabilidades e criar um ambiente propício no processo social da escola.
2. OBJETIVO GERAL
Elaborar uma proposta pedagógica que defina as linhas norteadoras da proposta curricular, princípios metodológicos, procedimentos didáticos, concepções de avaliação, entre outros, de forma a desenvolver um currículo escolar que organize e possibilite a produção de conhecimento, numa perspectiva de formação voltada à cidadania, oferecendo o suporte necessário aos educadores da instituição.
3. OBJETIVOS ESPECIFICOS
Elaborar o plano de ação da Coordenação Pedagógica em consonância com o Projeto Político-Pedagógico escolar;
Estimular, acompanhar e participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico, junto com os demais segmentos da escola;
Coordenar as atividades Pedagógicas;
Participar de reuniões seminários, capacitações e programas de formação continuada;
Trabalhar os dados estatísticos dos resultados de desempenho do aluno, visando à melhoria do processo ensino e aprendizagem;
Estimular a participação dos professores em seminários, capacitações e programas de formação continuada;
Zelar pelo cumprimento do calendário escolar;
Disponibilizar informações e apoio às necessidades dos professores no planejamento curricular;
Promover na escola a formação continuada dos professores;
Desenvolver o Processo de Avaliação de desempenho como instrumento de acompanhamento do trabalho desenvolvido, visando registrar os avanços da aprendizagem do aluno;
Manter-se atualizado quanto às novas metodologias educacionais;
Trabalhar o Currículo voltado para a realidade do aluno;
Comunicar aos órgãos e setores competentes depois de esgotados todos os recursos, os casos de maus tratos a alunos, evasão escolar e reiterada faltas;
Estimular a criatividade dos professores e a integração do corpo docente;
Desenvolver funções múltiplas e significativas que envolvam ações preventivas como o acompanhamento do processo pedagógico, a fim de obter resultados positivos na melhoria do ensino – aprendizagem; e construtivas, como o auxilio ao docente na superação das dificuldades de maneira cooperativa e positiva;
Incentivar os docentes em trabalhos de equipe, incrementando um trabalho coletivo, coerente e articulado com a proposta pedagógica da escola.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Laurinda R.; BRUNO, Eliane B. G.; CHRISTOV, Luiza Helena da S. (Org.) O Coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 1999. 93p.
FALCÃO FILHO, José Leão M. Supervisão: Uma análise crítica das críticas. Coletânea vida na escola: os caminhos e o saber coletivo. Belo Horizonte, 1994. 22 p .
FERREIRA, Naura S. Carapeto (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências e desafios. São Paulo, 1998. 55p.
FULLAN, Michael. HARGREAVES, Andy. A escola como organização aprendente. Buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artmed, 2000. 136 p.
GUIMARÃES, Ana Archangelo et al. O Coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo, Loyola. 7. ed.,2004. 55 p.
HYPOLITO, Álvaro Moreira. Trabalho Docente, Classe Social e Relações de Gênero. Campinas, SP: Papirus, 1997. Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico.
LÜCK, Heloísa et al. A escola participativa o trabalho do gestor escolar.Rio de
Janeiro, DP&A. 6. ed., 2002. 166 p.
LÜDKE, Menga & ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo, EPU, 1986 p.
SANTOS, ODER José dos. Organização do Processo de Trabalho Docente: Uma análise Crítica. Texto apresentado no V encontro de Didática e Prática de Ensino. 1989. 196 p.
Po Professora Katya Barros
Havainas Customizados em tecido
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O que andei fazendo......
To meio sumida, estudando muito, trabalhando bastante, mas nesse meio
tempo, andei fazendo alguns havaianas customizados. Fica a ...
Há 12 anos
Bem fraquinho.
ResponderExcluirvai tomar no cú seu anonimo
ResponderExcluiralo amigo sou o Professor Reginaldo, não sou este anônimo , porem usei suas referencias para criar um modelo para apresentar numa conceituada empresa e graças a as suas considerações fui aprovado para um cargo técnico de educação obrigado, não use palavras de baixo escalão , pois mais baixo e quem tenta denigrar a imagem ou pensamento de alguém pela inveja.
ExcluirAmei seu comentário e parabéns por ter sido aprovado!!!
ResponderExcluirQuero saber se posso utilizar este planejamento , com as referências , pois achei maravilhoso, completo , estou com dó de mudar qualquer ponto, espero que permita , desde já agradeço, também quero ser aprovada. Beijos
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